sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cafe Racer na Prática: Quais os modelos nacionais que ficariam bons como uma CR? - Capitulo 1: CG 125/ML/Turuna

Bem, ao ser amante do estilo Cafe Racer, volta e meia nos deparamos com projetos "gringos" incríveis, mas ao pensar a nossa realidade, vemos que temos bem poucos modelos que se encaixariam nesse estilo, e bem como, muitos desses modelos hoje são verdadeiros clássicos, custando pequenas fortunas, inviabilizando o sonho para muitos.

   ok, não é uma CG 125, mas o resultado pode ser tão bom o melhor.

Assim, proponho nessa série, abordar modelos disponíveis no mercado nacional com algum potencial para se tornar uma "CR" de forma harmônica.


As primeiras moto com que vou começar essa série, não poderia deixar de ser, é a CG 125 (Honda Turuna e ML 125, como são, praticamente a mesma moto, se enquadram nesse post). Foi a moto com qual o "brasileiro" aprendeu a andar de moto, e ela mesmo, é algo simples, barato e encontrada aos montes, sendo uma bela base pra começar um projeto no estilo.

Chega de papo por hora, e vamos ver uma imagens e videos:

Essa CG 125 azul do video ficou muito bacana, simples e certeira:


Belas proporções, baratissíma de se montar, e um brinquedo super divertido, como pode se ver no video.

Os pontos que achei negativos nessa moto, basicamente se resumem ao cano de escape escolhido, mas isso é questão de gosto pessoal.

Tem esse outro video, onde outra CG 125 é montada. Não acho o resultado dela tão harmônico, mas ficou legal também:


Basta ver que a moto é quase uma "Cafe Pronta", sendo que só trocando Guidão e Banco, a moto fica com cara de Cafe.



Aqui uma Titan CR. Não ficou tão "original", mas ficou bem aceitável. Pode ser ver nas imagens seguintes que a moto fica bacana tanto com uma rabeta plástica como com um banco inteirisso:

CB 125 (Base muito parecida com a nossa CG) com rabeta de fibra.


Exemplo de Banco Clássico, numa JX 110, bem similar a nossa CG.

Prós e Contras:


(+) A CG é uma moto quase pronta, e custa absurdamente pouco. Com bem menos de 5 mil reais, dá pra montar um projeto completo e de alto nível. Se for só pra montar algo no estilo, sem muitas exigências  creio que dê pra gastar menos de 3 mil reais. E a moto tem a tradição de ser resistente e de exigir pouca manutenção, beber pouco, e se cair, é tranquilo de arrumar.

(-) A moto é uma 125... a performance ainda sim não é tudo isso e...   A MOTO É UMA BICICLETINHA DE TÃO PEQUENA.  Basta ver no video:


O cara nem é muito alto e a moto é pequenina... imagine que for mais alto ou pesado... a moto "some".
Esse autor aqui já foi proprietário de uma CG 79, e só não fez isso, por que a moto se tornaria pequena demais...

Veredicto: Uma ótima opção, para quem quer começar no estilo, gastando pouco. Apenas não é indicada para quem é alto e pesado. 




48 comentários:

  1. Gostei do seu post amigo, to fazendo uma com a CG 125 1979, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola Rodrigo, se quiser mandar fotos, videos e relatos sobre o teu empreendimento, seria bem bacana mesmo. Estamos de portas abertas.

      e-mail de contato: dstudzinski@gmail.com

      Excluir
  2. blza douglas, vou te deixar o link dos vídeos e do canal no youtube --->http://www.youtube.com/playlist?list=PLr9f1qNE0QnB74rwmNjqYQ6HQeslYKCiM&feature=mh_lolz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show mesmo Rodrigo, vou acompanhar de perto e compartilhar a tua série de videos.

      Excluir
  3. Massa! Tenho namorado a idéia de montar minha primeira moto!

    ResponderExcluir
  4. O que vc acha da yes 125 , tenho uma e to querendo da uma customizada , sera q fica legal ? Flw abraç

    ResponderExcluir
  5. O que vc acha da yes 125 , tenho uma e to querendo da uma customizada , sera q fica legal ? Flw abraç

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos estou muito afim de fazer na minha CG 150 ano 2005, curto customizações porém preciso de dicas básicas de onde encontrar as peças certas pois não manha nada de mecanica e gostaria de fazer eu mesmo, alguém pode me dar um força com isso? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Ola, que acham da hunter da sundown? Ela tem um tanque que me faz pensar numa montagem mais barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma moto bem interessante para montar uma CR, pois é uma CG praticamente.

      Excluir
  8. Tenho 1,80 e uns 75 kg, estava pensando em fazer uma flat tracker usando uma ML ou uma Cg bolinha, mas vi o que tu falou sobre a altura. Devido a posição de pilotagem da flat tracker ser mais ''reta'' em relação à CR, será que melhora um pouco esteticamente? Seria um projeto simples pra uma moto de uso diário. Excelente post, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai já melhora um pouco a situação. E se a moto é para uso diário, é a melhor configuração mesmo essa linha Flat/Street Tracker.

      Excluir
  9. Boa noite, tenho uma cg 125 ano 2008 gostaria de saber quanto fica para transforma ela numa race café. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do nível de personalização e se vc mesmo vai fazer, se vai arrumar um customizador ou uma oficina renomada. Mas vc pode gastar menos de 1000 como pode gastar horrores. Vai tudo da pesquisa, no momento.

      Abs.

      Excluir
  10. Adorei seu blog. Tudo que eu precisava. Agora vou comprar a cg. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde tenho uma Hyosung tn 125 1995 que está parada a 18 anos, o que me sugere? Detalhe: a moto nunca foi emplacada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pinta de verde e joga no mato pra ninguém achar!
      desculpe a piada mas foi inevitável.

      Excluir
  12. opa era uma piada? Vou tentar rir depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei engraçado, hehhehehehe

      Excluir
  13. Opa, sobre a Hyosung, vai muito do estado geral dela, pois essas motos são bem raras... se ela não estiver em estado de relíquia, daria sim para modificar.

    Porém tem o lance dos papeis, bem chatinho nesse caso. Seria uma moto pra deixar original ou então passar a serra e não emplacar nunca.

    ResponderExcluir
  14. Valeu brother vou ver o que faço, a moto está inteira, tá com 9.000 km. Parabéns pelo blog, abs.

    ResponderExcluir
  15. Que bem loco seu blog,vou procurar a moto,gostei,sempre estarei por aqui,abraços !!!

    ResponderExcluir
  16. cara...muito legal seu blog......na verdade vi algumas fotos e me apaixonei pelo estilo CR..... tanto que ja estou vendo para começar a minha, no entanto pretendo eu mesmo fazer....a CG e extremamente acessivel pois tem um custo relativamente barato perto de algumas raridades que se ve, estou pesquisando na internet, e vi muita coisa da china nos sites de compra tipo Aliexpress....farol, banco, piscas, guidão, fitas termicas, lanterna...enfim algumas peças........e é de conhecimento de todos que é muito mais barato do que comprar aqui....no entanto a qualidade não é esta maravilha....alguem ja se arriscou ou conhece alguem que comprou, sabe dizer se vale a pena, até pq estou procurando na net e não estou achando tão facil assim as peças para modificação......... abraço a todos!!!!!

    ResponderExcluir
  17. cara muito show seu site, tirei várias idéias, pois hoje acabe de passar para o meu nome um cg ml 125, ano 81, 5 marcha, toda destruída, mas acabada mesmo, reliquia de família, mas que semana que vêm já começa a transformação em um cafe e gostaria de te enviar algumas foto e surgir novas idéias. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  18. algm tem o site ou algum site q venda peças CR? para montagem daminha Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  19. tem como montar uma cafe racer com uma cg 150 titan?

    ResponderExcluir
  20. Cara esse blog era tudo q eu precisava encontrar !!
    tenho uma fan 125 ano 07 e não tenho vontade de me desfazer dela nem mesmo quando trocar por outra moto, sempre quis fazer alguma customização nela, principalmente café racer, mas pesquisando parece q no Brasil a customização de motos de baixas cilindradas não é algo comum e é dificil encontrar algum lugar.

    Se souber de algum local que eu possa procurar em SP ou no ABC ficaria muito grato!

    ResponderExcluir
  21. Sim!!! já estou a bordo !!! tenho num cantinho de nossa garagem... uma idosa titan!!!!pouco rodada,inteira,peneus novos, relação nova, carburador zero mikuni!!!sistema elétrico perfeito, e demais originalidade intacta!!!, vou continuar compartilhando com os admiradores e produtores de CRs personalizadas, e tirar pela menor; e criar a minha +mais nova participante desse clube de estilo marcante desses bólidos que até voam baixo bem rente do chão rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Douglas, tudo certo? Estou interessado em começar um projeto em uma CG 125 e gostaria de informações sobre documentação. Você sabe se é necessário atualizar a documentação devido as alterações? Em quesito de ano da moto, tenho procurado modelos abaixo de 99 mas será que ficaria estranho fazer em motos mais recentes! Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  23. Ola, Douglas!
    Ola, galera!
    Primeiro queria te parabenizar pelo post e pelo blog, ambos muito interessantes e úteis para os amantes de CR.
    Eu sou marinheiro de primeira viagem, to pretendendo montar minha primeira CR por conta própria, mas com ajuda de meu sogro que é concessionario Honda na cidade em que moramos.
    Eu tava pensando numa CG, mas como tenho 1,90m e peso 82kg, to na dúvida de qual moto usar para eu não ficar muito desproporcional kkkk
    Você pode me dar uma dica?
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa tô na mesma situação por conta da altura.teve alguma ideia?

      Excluir
  24. Tenho uma Fan 2004 125...querendo mexer para tornar uma scrambler...se der certo..bora mais cilindradas

    ResponderExcluir
  25. Boa noite. Tem algumas dicas pra montar um CR a partir da CB 550 Four 1976? Valeu

    ResponderExcluir
  26. Boa noite irmão, vc sabe me dizer qual é o tanque daquela moto branca na foto?? Eu achei muito da hora, eu tenho uma cg 125 ano 98 e to afim de montar uma CR com ela.

    Parabéns pelo blog, está irado.

    ResponderExcluir
  27. eu estava pensando em fazer isso em uma factor 125 2009, alguma sugestão de material, dicas, o q vier será bem vindo, nao sei o que se enciaxaria, tipo tanque que poderia usar etc...

    ResponderExcluir
  28. A suzuki GSR 150i é uma boa moto para o estilo Cafe Racer?

    ResponderExcluir
  29. ola eu queria saber se para quem quer fazer Cafe Racer em uma moto para andar na cidade ela precisa esta documentada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, pelo que andei estudando depende muito a que ponto chegará a sua Café Racer. Se for apenas algumas coisinhas a mais, não precisa mudar nada na documentação, agora se for mudar tanque rodas, tirar o banco grande e colocar um mono, serrar quadro, pintar de outra cor, etc, o primeiro passo é pedir autorização no Detran para mudança de características, depois é ir comprando as peças com nota fiscal, fazer as mudanças, levar no inmetro e (se passar) levar no detran, passo a passo não tem, mas muitos vão lhe explicando ao longo do caminho. Boa sorte.
      Tenho um projeto de Intruder 125 customizada para Café Racer que espero eu, não ter que mexer com documentação.

      Excluir
  30. ÓTIMO BLOG.Pretendo transformar minha twister 2002 numa cafe racer.Tem algum site que vc indica que tenha informaçoes tecnicas dessas modificaçoes?

    ResponderExcluir
  31. Hi. I built the gold cb100n cafe racer at the top of the page a few years ago and have built a few more since then. The current one is a triumph triple cafe but i still love the little ones!

    ResponderExcluir
  32. A algum tempo atraz estava com uma cb 400 83 fazendo uma café, mais estava me dando muito trabalho, a moto e linda mais um tanto complicada acabei vendendo, daí peguei uma cg 125 Today 91 pra quebrar galho do dia a dia, e nunca havia passado pela minha cabeça fazer um projeto com ela, até ver essas motos dá postagem, é realmente possível fazer um projeto bonito e de qualidade com uma 125!

    ResponderExcluir
  33. pooh estou morrendo de vontade de fazer uma CR pra tê-la como minha primeira, porém tenho 1,90 de altura e tenho medo de ficar extremamente um "brinquedo" quando eu estiver andando nela KKKK

    ResponderExcluir
  34. Hoje adquiri uma cg 125 tuday ano 1994,ja comecei os preparos para fazer uma cafe racer,troca de guidão.pintura dos aros,pneus 100/90-18 traseiro e dianteir, estou a procura que faça o corte do chassi e o banco! Alguém sabe me enforma como fazer os encaixes do banco e o material ?
    Obg

    ResponderExcluir
  35. Post show de bola. Escrita cativante e ótimas análises e exemplos.
    Parabéns ao responsável.

    ResponderExcluir
  36. Fazer uma cr com uma honda cg 83 para uso diário seria viável? quero comprar uma para usar no cotidiano na cidade

    ResponderExcluir
  37. Bom dia. Eu possuo uma Dafra Riva 150cc 2012/2012 e gostaria de saber se ela é uma boa opção de moto para CR e onde posso encontrar suporte para modificar. vlws.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.