quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cafe Racer na Prática (2) - Suzuki Intruder



Continuando a série, de como escolher e montar Cafe Racers com o que temos aqui no Brasil, o(s) segundo(s) modelo(s) é praticamente um coringa da personalização, sendo que tem muitas bobbers e mini choppers por ai com a base dela: Suzuki Intruder 125 e 250.
O bacana é que em geral essas motos custam quase nada em termos de valor de aquisição e a Intruder 125 e 250 em geral são uma base bem versátil, para diversos tipos de personalização, como podemos ver na ilustração da oficina Costa-riquenha (Isso mesmo, do Costa Rica!) “The Psyscho Racers”:


Deu para perceber que não é só de bobber é que se vive... Agora veja o video da Flat Track em ação:
O primeiro registro que eu pessoalmente vi sobre esse estilo de moto aplicado numa das pequenas Suzuki, foi em 1999, quando aa Suzuki França lançou as TUX 125, que nada mais eram do que as pequenas Suzuki que nós conhecemos, encomendou a um estúdio de personalização de Jean François Vicente, os 3 modelos protótipo abaixo, com planos de tornar esse tipo de personalização fácil, através de kits. um dos modelos era essa simpática Cafe Racer:
Suzuki TUX /Vicente " 125 CUP"
Que "motinha" mais bonitinha essa ai, não é mesmo? Tem mais essas 2 aqui, fora a original, logo ali em baixo, "feinha" de dar dó, quando original:


Concept 125 Suzuki TUX /Vicente "125 CUB" 
As três juntas.
O Tal do "Kit"

 Ela Original
Não se tem informações se o projeto de lá deu certo. Mas o trabalho ficou tão bacana, que pode servir tranquilamente de inspiração até hoje... basta ver que as modificações feitas são bem simples e matadoras. Porém aqui mesmo no Brasil, encontrei um trabalho feito numa Intruder 250 que considero realmente muito bom:

O Autor do projeto é o usuário "Bad to the bone", do fórum Pequenas Notáveis. A moto conta com um Pneu 4" aro 18 na dianteira e um Pneu 130/80 aro 18 atrás. O aro pelo que foi citado, é de uma Yamaha Trail. As bengalas foram deslocadas na mesa, rebaixando um pouco a frente e os semi-guidões foram presos logo acima. 

O chassis é cortado logo atrás dos amortecedores, e reforçado. Além disso foram cortados os suportes de pedaleira do garupa. As pedaleiras do piloto foram deslocadas para a traseira uns 15 cms. O sistema de pedal de marchas, é da Fazer 250. O tanque dela é o da Hunter 90, que é mais baixo e largo. Ele foi montado ligeiramente mais próximo ao quadro na frente do que atrás. O banco original era muito alto e esse foi feito sob medida para o quadro/tanque. Dessa forma não foi necessária nenhuma modificação maior no quadro, na parte dianteira. O painel também foi levemente alterado, ajudando a dar a impressão que a moto esta mais baixa.

Sobre o resultado, transcrevo as palavras do autor do projeto:
"Com a frente 10 cm rebaixada, e esse tanque mais longo e baixo, o centro de gravidade desceu bastante. Está muito estável nas curvas. Foi uma surpresa pra mim como ficou boa, até melhor do que eu esperava. (...) O quadro ficou mais compacto e rígido, e a moto bem mais leve. O centro de gravidade do conjunto moto/piloto baixou e foi mais para frente, e como rake e trail ficaram praticamente inalterados, ela ganhou muito em estabilidade. Tenho 1,75 metros e peso 74 km. Fiz a moto para a minha medida exatamente, mas procurei ao máximo preservar a estrutura original."
Enviei uma mensagem ao autor do projeto, para ver "a quantas anda" a Intruder, bem como para esclarecer mais sobre o projeto.

Essa descrição acaba se tornando praticamente um "guia", e creio que possa ser aplicada tranquilamente em outras unidades, podendo ser um bom ponto de partida. Outros projetos insanos que tomamos conhecimento a partir de pequenas Suzuki 125 e 250 são os da Oficina Thekatros, sediada na indonésia (Tenho percebido cada vez mais que oficinas orientais tem se tornado referencia em modificações de motocicletas de pequeno porte). Apresento uma Thunder 250 muito parecida a apresentada ai em cima:


Segundo o site da Thekatro," Esta Suzuki 250 representa o estilo CR que não é problemático. Posição sentada permanece confortável até mesmo usar para andar muito. " Ela usa pneus de diâmetro semelhante ao da Intruder "Bad to the Bone". O resultado é praticamente o mesmo., fora as variações de tanque, rabeta e banco. Além desta, destaco outras criações dessa garagem customizadora:

Uma "show bike" Suzuki Thunder 125 Cafe Racer:

Cada peça de "carroçaria" original do Thunder foi removida e Tanque e rabeta personalizada eram feitas à mão pela Thekatros e. O escape é personalizado e silenciador também foram fabricadas e equipadas para tirar o máximo da potência de motores e de som. Uma tampa de filtro de ar de fusca também foi utilizada. Para finalizar o look da moto fora de um esquema de cores de ouro. Se não serve como moto do dia a dia, essa moto é uma bela fonte de inspiração. Outra que uso para encerrar a matéria, na verdade não é uma Intruder, mas uma EN 125, que nada mais é do que uma Yes:
Apenas não achamos que o visual "levantado" ficou muito bacana. Mas a moto em si, e sensacional
e relativamente fácil de se fazer
O tanque é original!!!
Encerro a postagem de momento, com esse videozinho com uma Intruder "CR" e que ficou bacana:
Conforme forem surgindo novidades, eu vou postando. Caso você leitor tenha um projeto nesse sentido, ou saiba de algo, nos mantenha informados... 

Referências:
http://www.returnofthecaferacers.com/2011/08/thekatros-suzuki-thunder-125-cafe-racer.html
http://www.bikeexif.com/suzuki-gn-motorcycle
http://vicente-design.com/one-off-motorcycle-museum/motorcycle-design-redesigning-a-suzuki-125-tux-gn/
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/duvida-qual-moto-comprar-44206/index4.html
http://thekatros.blogspot.com.br/

22 comentários:

  1. Excelente post!

    Vc tem detalhes da construção dessa EN 125? Me interessaria muito fazer um projeto deste.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. A EN 125, se não me falha a memória, foi feita pela thekatros (http://thekatros.blogspot.com.br/
    )


    Se vê que é um projeto bem simples: Rabeta, rodas raiadas, pedaleiras racing, escape... nada muito complexo... se consegue um resultado bem próximo ao dessa moto.

    ResponderExcluir
  3. Mas em relação a lei brasileira, se eu montar uma cafe racer e parar em uma blitz. Vou com certeza perder a moto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, o risco de fato existe se você não regularizar a moto. Isso pode ser feito no Detran ai da sua região. Só não sei informar dos procedimentos e custos, pois na prática isso varia de lugar para lugar.

      Recomendo se informar.

      Mas dependendo das modificações, a chance de ser guinchado é bem pequena.

      Excluir
    2. brother, antes de modificar,va na detran de sua cidade, pegue o formulario de autorização para modificação, ponha somente peças com nota fiscal, se alguma for fabricada(serralheria) peça nota tbm, tem que ter a nota de mão de obra tbm da oficina que montou pra vc, depois leve tudo no detram , eles vão te encaminhar com um documento para o inmetro da sua cidadxe ou região, onde deverá pagar por outra vistoria, depois de tudo aprovado retorna no detram, onde da entrada no novo documento, especificado as modificações (lembrando que a pintura tbm enquadra como modificação. seu gasto total só com a documentação e vistoria deve atingir uns 700,00 fora as peças, então pense bem na modificação e na moto que vai utilizar, pq depois na venda, pode não recuperar o investimento, agora se for pro uso mesmo sem pensar em vender depois, ai sim compensa pelo prazer da exclusividade e do projeto pessoal. boa sorte!

      Excluir
  4. Senhores,eu não canso de ver e rever essa matéria, e imaginando como vai ficar a minha Intruder quando estiver pronta...
    Nesse momento, ela esta desmontada, estou procurando as rodas 18 e pneus old ou mistos para ela...também procuro um painel só que fique legal e ja tenha todas as luzes nele...não vou deixar os dois originais..
    Vamos trabalhando.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mantenha informado Adriano.

      Sobre rodas, na 250 sei que se usa o aro de yamaha 18... na 125, acho que se poderia trocar o cubo... a confirmar.

      Excluir
    2. São muito diferentes as rodas da 250 e da 125?
      Pode deixar...que assim que possível,tiro as primeiras fotos com as mudanças...provavelmente serão rodas e pneus mesmo...
      Valeu!!

      Excluir
    3. A principio a diferença é que uma é de liga e a outra é raiada mesmo.

      Excluir
    4. ola pessoal. coloquei um aro 18x2.15 na minha i250. para manter os cubos, os raios tiveram de ser feito na mao. seguem algumas imagens, a ideia era deixar a moto mais reta.
      http://s10.postimg.org/3wtf2c5jb/IMG_6288.jpg
      http://s10.postimg.org/lk6mmsq2x/IMG_6317.jpg
      http://s10.postimg.org/84jlxchl5/IMG_6283.jpg

      Excluir
    5. Parabéns Martuse, ficou perfeito o trampo feito. Se tiver mais fotos e um tempinho, gostaria de fazer uma matéria com a sua I250.

      Excluir
    6. legal, Douglas! te mandei um email.

      Excluir
    7. Martuse, Ta bem legal essa Intruder...as rodas mudam totalmente o "astral" da moto...parabéns...é exatamente essa a minha ideia pras rodas.....
      No seu caso, onde ficou a bateria? embaixo do banco mesmo??..qual vc usou?
      Parabéns pela motoca...vai sair reportagem sobre ela?

      Excluir
    8. tua moto ta linda martuse!! quero deixar a minha nesse estilo
      como vc fez pra abaixar o tanque? me manda mais fotos thiagobrauer@gmail.com

      Excluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=bsHjRzcG7jY

    here is my cafe racer motorcycle

    ResponderExcluir
  6. Podia rolar mais um post desse assunto.....não?
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. Cara, que bacana.
    Alguém tem ideia de como eles cortam o paralama dianteiro?
    Acho muito bonito ele menor, no estilo da café.

    ResponderExcluir
  8. Prezados,

    estou começando a pensar na brincadeira...de um rodado 18 com os cubos originais...na 250...
    http://www.ovelhanegra.com.br/Tralhas/DSC_0249.JPG
    Abraços,
    Ovelha

    ResponderExcluir
  9. É muito legal você citar as referências, as fontes. Mostra que você é sério e não poderá ser acusado de plágio. Parabéns.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.