sábado, 19 de janeiro de 2013

Uma Triton renasce

Essa bela Cafe Racer, mais recente recriação da oficina norte americana Loaded Gun Customs, além de ser uma bela cafe, serve com um resgaste da história do movimento cafe racer.
Trocas de motores e de chassis eram algo comum no circulo "racer", pois tudo valia em busca de performance. Nesse sentido, nasceram a "Norvin"  (Motor Norton + chassi Vicent), as Tribsa ( Motor triumph + chassi BSA) e por fim as Triton. As "Triton" nada mais foram que a união feitas entres os chassis Norton, que eram um os mais evoluídos entre as motos inglesas dos anos 60 e 70, porém estas tinham um motor muito "frágil",devido a sua elevada velocidade de pistão, podendo condenar o motor a meros 7 mil giros. No caso, este motor era substituído pelo da Triumph T 120, que apesar de ser um pouco menos potente que o motor Norton ( 49cv no Norton, e 46cv no triumph, ambos com cilindrada próxima as 650cc) era mais suave e suportava melhor preparações.
uma Triton na época

Voltando a esse modelo em especifico, ela foi montada a partir de um motor "feito" pelo Sr.Arno St. Dennis, uma famoso preparador de motores Triumph lá pelas bandas do Tio Sam. a partir dai, nasceu essa bela maquina, que além de bela, recebeu uma preparação a contento (Ela tem cerca de 830cc e uma taxa de compressão em torno do 10:1).

Hoje essa Triton roda pelas ruas de Baltimore, nos EUA. Para saber mais detalhes técnicos a respeito, basta conferir a matéria original. Está em inglês.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.