sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sexta Insana: GSX 750

Confesso que num primeiro momento, estranhei um pouco o visual dessa moto, que mescla a leveza de uma Cafe, misturando com o toque do anos 80, onde cobrir a motocicleta era novidade. Mas parando para pensar, é uma proposta transgressora e por isso acho que digna de nota na sexta insana. Puxa a cadeira, que eu explicarei melhor.

Essas ai de cima eram as GSX R 750, em modelo de rua e de pista. Logo se vê, que naqueles idos, a moda era ter uma "Race Replica", sendo que o visual era pesado, contrastando com as antecessoras dos anos 60 e 70, que eram bem mais essenciais. Hoje vivemos um momento de resgate da cultura retrô, onde as nossas queridas Cafe Racers estão na moda. Porém no motociclismo em geral, a modinha "anos 80", que bombou na cultura pop em geral, quase não deu as caras, sendo bem raro vermos modelos de meados dessa década sendo trabalhados mantendo essa característica visual mais "pesada". E essa "Gixxer" (Como é carinhosamente chamada na língua Inglesa) quebra esse paradigma.
Essa GSX foi comprada no E-bay "as cegas" por Steve, proprietário da oficina inglesa Attention 2 Detail, e ganhou um banho de loja: ganhou uma suspensão dianteira "Upside down", discos de freio "margarida", paralama de fibra de carbono, amortecedor de direção, kit Dynojet estágio 3 nos carburadores, filtros de ar, ignição e uma generosa roda traseira 5,5, que era de uma GSX 1100.
A moto ganhou outros upgrades menores, que você pode conferir na matéria original, no ótimo site Bike Shed. O que de fato me chamou a atenção não são todos os upgrades, mas a ideia de contrastar um visual pesado e "futurista" dos anos 80 com uma estética leve. O próprio Steve, afirma que a ideia surgiu nos anos 80, e na época, ele era um adolescente e viu uma dessa depenada e gostou... anos depois, resolveu comprar uma para "poupar a sua Ducati dos dias de chuva", mas a moto fez tanto sucesso no Ace Cafe, que virou a queridinha de Steve.
Transpondo à realidade brasileira, fico imaginando o quão legal seria ver algumas RD 350 LC e CBR 450 nesses moldes. Alguém ai se habilita?

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.