sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sexta Insana: CB 400 Insanamente simples

Você já deve ter percebido que a Garagem essa semana está especial para os amantes das CB´s 400. Eu mesmo acho que essa moto é uma das melhores opções quando se pensa numa Cafe Racer nacional, devido a extrema facilidade de customização. Só essa semana, tanto o trabalho do Guto Mendonça como as CB´s feitas pelo pessoal de Londrina provaram isso. Então para fechar a semana no embalo, resolvi mostrar para vocês o trampo feito pela empresa Búlgara especializada em customização de bancos de moto, a Crazy Customs. Tudo muito simples e bem pensado, e essa é uma receitinha das melhores para quem quer apenas dar uma leve atualizada em sua CB, gastando uma mixaria.
Como era o esperado, o ponto alto da moto é o banco, feito pela Crazy. Pessoalmente, eu faria diferente, mas o que vale nesse caso é a solução empregada: Soldaram um suporte para o banco em cima do chassi original, elevando o banco e eliminando o "degrau" que fica entre o tanque e o banco. Ao você essa CB da postagem das "Brats" de Londrina, vai entender melhor:
Nesse caso a solução dada para esse desnível ficou boa,
mas nem sempre vemos bons resultados nesse ponto da moto

Fora a boa solução para o banco, no geral a CB Crazy Customs fico bacana, com diversos pequenos Ups... nada radicais: Escapes abertos, O ralol ganhou iluminação diferenciada, novos piscas, sinaleira, uma depenada geral e o esquema de pintura, que foi escolhido pois essas cores são as da Oficina Crazy Customs.
Outra dica rápida e rasteira para quem for customizar uma CB 400: Os relógios originais são muito bonitos, mas ficam envolta de uma capinha não tão bacana assim... a boa notícia é que a capinha é removível e os relógios podem ficar expostos sem essa capa, dando um ar mais clássico e bacana ao projeto. Veja um exemplo de antes e depois:
Como ficou claro, esse é o exemplo mais simples de como dar uma atualizada no visual da CB, sem gastar um caminhão de dinheiro, e até por que não, se feita por você mesmo, sem ter que recorrer a uma oficina customizadora. A matéria original é do BikeShed e lá tem mais alguns detalhes pequenos que não citei aqui.

17 comentários:

  1. Gostei principalmente da dica dos relogios, nao tinha chego nessa parte ainda na minha, mas chegando em casa vou logo tratar de desmonta-los,...

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    1. Se não me engano eles são azuis... mas nada que um spray não dê jeito.

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    2. Abri pra verificar os meus ontem,... nada bom a cara deles e o conta giro tah quebrado, agora vou correr atras de outra opcao,...

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  2. Da pra ver que o mais importante é a harmonia do conjunto. A traseira e a frente, tem que ter alturas proporcionais ao projeto original da moto, nada de exagero nem medida desproporcional. Todas que são fabricadas assim me agradam à primeira vista, e acho que à maioria das pessoas, pelos comentários que surgem.
    Na minha opinião, isso seria o básico, ficando os detalhes ao gosto do freguês.

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  3. Projeto de extremo bom gosto, simples, elegante e foda...rs

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  4. quando tirei a protecao dos relogios fiquei animado demais, so nao sei o que fazer com o jogo de luzinhas da seta e do neutro, tem alguma ideia boa e barata? elas ficam soltas, muito obrigado, curti muito o blog!

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    1. No caso dessa CB da matéria, o cara usou uma dessas lampadas de leds... mas se vc procurar, creio que encontre uma "caixinha" de luzes que sirva bem... a primeira que me vem a cabeça é a da RX 125... mas essa questão vai da tua criatividade...

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  5. Olá, venho acompanhando o blog a algum tempo, ótimo trabalho! Poderia sugerir uma matéria sobre como legalizar a moto e o tramite todo para isso? Creio que como eu vários leitores empaquem nesse assunto.

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  6. "Como era o esperado, o ponto alto da moto é o banco, feito pela Crazy. Pessoalmente, eu faria diferente, mas o que vale nesse caso é a solução empregada: Soldaram um suporte para o banco em cima do chassi original, elevando o banco e eliminando o "degrau" que fica entre o tanque e o banco."

    Como você faria para eliminar esse "degrau" ? Modificação no chassi seria ilegal ?

    Eduardo Barea

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    1. Eduardo, essa barra embaixo do banco pode ser soldada ou até mesmo "aparafusada". Em tese, essa modificação seria ilegal, a não ser que vc faça a vistoria para a modificação do veículo. Essa é a forma correta.

      Mas na prática, é que na verdade é que poucas autoridades perceberiam de fato a modificação na estrutura da moto.

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    2. Como você já disse aqui no blog que pretende montar a sua café racer, já deve ter pensado nesse "degrau" entre o tanque e o banco. Na sua opinião qual seria a sua solução estética? Pois eu também estou pensando numa café racer com a CB 400 II e esse é o meu empate.
      Agradeço desde já.

      Eduardo Barea

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  7. Para solucionar isso, penso em bolar um banco no estilo Vonzetti:

    http://garagemcaferacer.blogspot.com.br/2013/07/detalhes_30.html

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  8. Caro Xará,

    Meu nome é Douglas. Você poderia indicar o endereço de alguma oficina em São Paulo para customização? Este tipo de customização exige mudanças na documentação da moto?

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    1. Douglas, em São Paulo existem varias oficinas, como a Old Times, a Recar, etc.

      Recomendo ir olhando as matérias do blog, pois geralmente coloco os contatos do pessoal ali.

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