terça-feira, 23 de julho de 2013

YS 250 Fazer Cafe Racer

A maioria dos projetos que tenho visto, quando a ideia é montar uma Cafe Racer, geralmente são feitos a partir de uma moto usada, mais antiga, com pouca tecnologia embarcada. Porém em muitos casos, por serem motos mais antigas, estão sujeitas a probleminhas mecânicos. Já projetos como o do arquiteto paulista Leo Oliveira usam uma base novinha em folha, se livrando desse problemas. Mas é um desafio grande, devido a eletrônica embarcada, bem como é preciso ter coragem para modificar a fundo uma moto novinha em folha, como vamos ver a seguir.
Você teria coragem? Eu, não. Por isso admiro muito esse projeto
Segundo o Leo, o projeto tem sido feito por ele mesmo, pois nas palavras dele, a "Graça é meter a mão na massa".  Sendo assim todas as modificações são Homemade.  Nesse sentido, o que deu mais trabalho foi modelar o tanque original da Fazer, retirando os encaixes da carenagem, como podemos ver nas fotos abaixo:
Na foto de cima vemos a moto no começo do projeto.Na foto seguinte, a moto com uma nova rabeta, mas que o Leo não se agradou, alegando que ficou com um tamanho exagerado. Mas voltando ao tanque, a escolha de manter o original se deu pelo fato de ter que ser mantida a bomba de combustível da I.E. Lembra-se do desafio da eletrônica embarcada? Pois é... Para resolver isso, o criador uso a técnica empregada pelos martelinhos de ouro, onde se empurra o tanque por dentro. Julgo que ficou muito bom.  Após esse teste com essa rabeta, o Leo  mudou o rumo do projeto, indo para o estágio atual da motoca:
O farol da moto é o de YBR 125 (o mesmo da antiga Fazer). O suporte é o da Fazer antiga. Os piscas por hora são os da Dafra Kansas 150, mas vão ser trocados. O painel segue sendo o original.
Já na parte de trás, a moto ganhou essa nova rabeta de fibra, onde ela recebeu uma camada de espuma e onde a capa do banco é presa por baixo... a moto também ganhou um escape de CB 400 (Segundo o dono, devido ao escape a moto bate os 150 km/h indicados). Mais adiante a moto vai ganhar rodas raiadas. Como vocês perceberam, é um projeto em andamento, mas já está em um nível excelente.
O Leo tem planos bem interessantes para esse projeto, que mais a frente revelaremos aqui, conforme esses forem acontecendo (Novas fotos virão). Mas o dono da motoca diz que está bastante satisfeito. Nas palavras dele:

"Posso te dizer que ficou uma delicia de pilotar, meu quintal é a serra de Campos do Jordão, só alegria."

E olha que essa fazer divide o espaço da garagem com uma Ducati Monster 695. Páreo duro mesmo. Mas a Fazer 250 é uma moto que encanta por sua ótima qualidade geral e esse projeto serve de inspiração para quem quer uma Cafe Racer, mas precisa de algo utilizável no dia a dia. E nisso a Fazer tem se provado quase imbatível. Parabéns Leo!

33 comentários:

  1. Blz isso,... gostei da ideia e é sempre bom ver cada vez mais pessoas se aventurando em construir,.. Parabens

    ResponderExcluir
  2. Excelente projeto. Parabéns ao Leo pelo extremo bom gosto e a coragem de botar a mão na massa.

    Com as rodas raiadas vai ficar alucinante!

    Douglas, parabéns a você também por estar trazendo cada vez mais projetos nacionais para o blog. Este espaço está ficando cada vez mais caprichado e se tornando um ótimo local de referência para os brasileiros apaixonados por motos e interessados em modificações. Já estou acessando mais que o bikeexif haha

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo bom gosto, ficou linda. E se chega a 150 KM/H, parabéns de novo.

    Douglas, concordo com o Guilherme, o blog está ficando cada vez melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma fazer normal faz 155 KM/H transformada em cafe race então com toda certeza ultrapassa essa velocidade Claudio Oliveira Silva.

      Excluir
  4. Não troque as jantes com essas fica mesmo no ponto!!! tá linda quem diria

    ResponderExcluir
  5. Conheci seu blog faz pouco tempo, e você está de parabéns cara.

    Muito bom ver alguém focado nas Cafés, e em busca de um conteúdo nacional sobre o assunto.

    Foi pros favoritos e indicados do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo Bayer. Eu tb acompanho o Old Dog já faz um tempinho, e este é na minha opinião umas das referências de blogs sobre motos aqui no Brasil e já habita os meus favoritos hehehehe



      Excluir
  6. A Fazer nova é uma moto com bastante carenagem. O Leo tirou todas elas e a moto ficou assim como na terceira foto? Fica muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dá pra deixa com um visual bacana... com alguns ajustes, acho que a ideia tem potencial.

      Excluir
  7. O projeto é realmente ousado, mas o resultado fico muito bom. Como alguns colegas disseram, é um incentivo a quem quer começar seu projeto.
    Parabéns pelo blog, para mim é uma referência nessa área tão pouco conhecida de personalização de motos no estilo Cafe.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente o blog é genial, basicamente foi aqui que comecei a me interessar pelo conceito café, caindo por acaso apos pesquisar algumas customizações. Hoje só tenho a agradecer o excelente trabalho.

    Gostaria de sugerir ao proprietariado dessa bela moto que criasse um vídeo, parecido com um que vi aqui no site, mostrando o as qualidades, a suavidade das linhas para que seja um aditivo a mais para aquelas pessoas que desejam algo diferente ou como gosto de falar com DNA próprio.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Poxa, amei o projeto... Leo, da dica de como voce fez ou se pode fazer uma pra mim...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Alguém sabe me dizer se ele mexeu no chassi ou é o chassi original?

    ResponderExcluir
  11. Também estou com duvida, ele mexeu no chassi ou não? pois também tenho uma Fazer e pretendo mexer nela xD

    ResponderExcluir
  12. Muito linda, as rodas raiadas vão dar um toque quase final no projeto.
    Gostei bastante, estou muito interessado em fazer um projeto de cafe racer, para encontros urbanos e uso cotidiano.
    Como base estou querendo uma Twister ou Fazer, aqui no Blog já peguei os 2 exemplos excelentes. É super encorajador ver projetos assim, dá uma certa luz.
    Sei que os proprietários gostam de guardar seus segredinhos, mas seria muito bom, se tivéssemos o máximo de detalhes em relação as modificações. Isso ajuda muito aos amantes de modificações que estão começando agora(eu).

    ResponderExcluir
  13. Chassi mexido, como? Amassou a traseira para baixo ou houve um corte e refez o chassi?

    ResponderExcluir
  14. Douglas boa noite VC conhece algum lugar aki em BH que faz essa modificação, tenho uma fazer 2007/2008

    ResponderExcluir
  15. Douglas boa noite VC conhece algum lugar aki em BH que faz essa modificação, tenho uma fazer 2007/2008

    ResponderExcluir
  16. Amigo, se ainda procura rodas raiadas que encaixem nela, um amigo meu tinha rodas de fazer na intruder 250 dele, então as da trudona deve caber na sua!

    ResponderExcluir
  17. Fala um pouco sobre o procedimento com o detran e questao de alteracao do doc ...

    ResponderExcluir
  18. qual guidom vc utilizou?

    ResponderExcluir
  19. projeto ficou show....
    uma pergunta esta modificação aparentemente foi feito o que era feito na época depenar a motocicleta, melhor peso potencia porém tenho uma duvida fazendo apenas isto. é necessário mudar no documento alguma coisa? afinal foi apenas peças retiradas....logico que com acabamentos e tal...obrigado

    ResponderExcluir
  20. fiz um projeto homemade em uma intruder 250 e ficou otimo, porem modifiquei o chassi tbm, tenho pensado em fazer um em cima da fazer igual a sua, vc chegou a mexer no chassi?

    ResponderExcluir
  21. Uma pergunta...podes me dizer qual mesa e qual velocimetro usou?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.