quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CB 400 Café Racer by Wesley Silva

A CB 400, como já foi falado aqui, é uma moto que permite uma grande modificação visual sem tem que partir para intervenções mais sérias na parte mecânica e ciclística. E a criação feita pelo Wesley Silva, de Umuarama - PR é mais uma prova disso.
Essa CB 400 II, é de propriedade do Wesley desde 2006, que a comprou com a intenção de transforma-la, justamente por ser uma moto extremamente simples. Num primeiro momento as modificações foram bem limitadas, como podemos ver abaixo:
Logo quando comprada e abaixo quandorecebeu esta pequena customização, onde se destacam o painel de Strada 200 e os semiguidões oriundos da RD 350.
Mas a aproximadamente a 3 anos que a criação começou, e nas palavras de Wesley:

"Iniciei então uma verdadeira empreitada de pesquisa sobre o assunto "Cafe Racer", padrão, peças, mão de obra etc., coisa que não tem até hoje nada a disposição se tratando do nosso País. (..) Quando eu dizia que estava transformando uma CB 400 em uma Cafe Racer, ninguém nem se quer sabia do que se tratava na época, é fato que hoje em dia já esta diferente."

A partir dai o trabalho começou: Começou pela escolha do tanque, que é originado de uma Suzuki 360 da década de 70, mas que teve a tampa enxertados com o original da moto.
Já a roda traseira veio de uma CB 450 DX, já com o conjunto de freio a disco junto.
A partir daí começou o trabalho em fibra de vidro, dando outra cara para a moto. O banco é um de CG 125, mas que foi recortado para servir como monoposto.

O processo, na palavras do dono da motoca:

"Daí em diante tudo ficou mais fácil, amigos que trabalham com confecção de peças em fibra de vidro, fizeram o trabalho da rabeta, laterais e o spoiler, peças atuais da café, que colocamos e tiramos diversas vezes até atingir as formas ideais.

Montamos a moto inteira para daí então ter a noção exata do projeto, usei a moto durante uns 60 dias, aguardando o pessoal da pintura dar um OK para começar o trabalho e para ver ter certeza que as adaptações estariam perfeitas."

De fato, o projeto ficou bem bacana (Creio que o "Marrom Café" não seja por acaso), sugerindo que a moto é da época de ouro do Acer Cafe, mas com alguns toques modernos, como os amortecedores traseiros, a sinaleira moderna, a ponteira da grife Arkapovic e o painel com ar esportivo:
Segundo o Wesley, apenas em Maio que o projeto foi finalizado. Mas ele ainda afirma, que a imaginação sempre vai longe e no fundo, o projeto nunca termina. Pura verdade!

12 comentários:

  1. Linda a mais perfeita das CBs CR, Parabens pelo projeto ficou muito harmonioso, simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir
  2. cruzamos com essa café no encontro de Cianorte - Pr esse ano, belíssima motocicleta!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida é um dos melhores trabalhos já postados. parabéns.
    Não vejo a hora de postar minha cr, essa história será hilária, fiquei tão empolgado com a brincadeira que comprei o tanque antes da moto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico no aguardo Zana.Eu mesmo já estou comprando algumas coisitas antes de ter a moto também hehehehe

      Excluir
  4. Ficou show de bola muito linda mesmo agora tira uma curiosidade que amortecedor traseiro foi usado????

    ResponderExcluir
  5. Ai Thiago, primeiramente são denominados como acessórios; Trsta-se de amortecedores com garrafa de hidrogenio que é muito eficaz, além de proporcionar várias regulagens de peso, altura e ação, não é muito comum aqui no Brasil, mas são os mesmos usado nas Honda CB 1300 atuais, comprei estes no mercado livre, confesso que foi um achado, mas é fácil de ser encontrado no site e-bay que vem direto dos EUA. Ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley
      Tenho como hobby restaurar motos antigas. Agora, estou começando a curtir Café Racer e a sua é uma das mais bonitas que já vi. Poderia me dar uma dica de onde encontrar estas carenagens?
      Obrigado,
      Marco Luz

      Excluir
  6. Como ficou a parte da vistoria... vc teve alugum problema na documentação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, creio que as modificações feitas pelo Wesley são perfeitamente legalizáveis, pois ele não mexeu na estrutura da moto. Basicamente foi trocada a rabeta e tanque, e a iluminação foi mexida. Essas peças tem a troca permitida até onde sei. Mas é preciso seguir toda a burocracia do Detran.

      Excluir
  7. Aii Marco Luz, bacana que gostou !!
    Quanto as carenagens, foram fabricadas artesanalmente em fibra de vidro. Ok
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley, parabéns pela moto, estou atrás de uma CB em bom estado, para ir customizando aos poucos. me diz uma coisa, essas carenagens laterais, que cobrem de um lado a bateria e a mesma do outro lado, vc tem o gabarito delas, tem como fazer mais? se puder, me mande um e-mail em py2lsb@bol.com.br só pra que possamos manter contato, e seu e-mail fica gravado aqui. obrigado.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.