sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sexta Insana: Classfied Moto em dose dupla

Nos últimos dias, acabamos conhecendo as novas criações da oficina norte-americana Classified Moto, que além de bela e insanas, podem nos interessar muito: Ambas as motos são Honda CB, sendo a da esquerda uma 450 e a da direita uma CB 400. Então vamos saber alguns detalhes sobre essas duas belas máquinas.
Vou começar pela CB 400, que o proprietário da oficina John Ryland classifica como "Nivel 1", na escala de modificações: Ou seja, a mecânica é preservada bastante original, sendo que apenas o visual é trabalhado. Falando assim parece pouco, mas se atentarmos para o projeto, veremos que as modificações foram profundas:
A maior modificação foi a parte traseira do chassi, sobre a qual eu já havia comentado em outra oportunidade. Pelo que você pode ver, os tubos curvos originais da CB foram sacados e substituídos por tubos retos, com um ar bem mais harmônico. Ainda na parte traseira, os amortecedores também foram substituídos.
O tanque da moto é um de CB 360, que foi niquelado. No geral, a moto foi bastante "limpa" , buscando o "tradicional" visual minimalista com um toque levemente "Rat" que a Classified Moto aplica em suas criações. O custo dessa criação, que em muitos casos não é divulgado, foi de aproximadamente US$ 8000,00. 
A segunda criação, uma CB 450, batizada de "Le Renard", que significa em Francês "A Raposa". Segundo o pessoal da Classified Moto, ela é classificada como sendo um criação "Nível 2", onde mais modificações são realizadas no projeto.
De fato, se nota que os traços entre as duas criações são semelhantes, em especial em relação aos tanques e ao desenho básico da parte traseira do chassi. Mas a raposa nesse caso foi bem mais além: Ganhou nova suspensão dianteira, freios e roda dianteira foram herdadas de uma Ninja ZX-6R 1995, ligada ao chassi por mesas de alumínio construídas pelo pessoal da oficina. Se na dianteira, o trabalho é digno de elogios, a traseira se aproxima de uma obra de arte.
Além do retrabalho na traseira do chassi, o banco da moto chama muita atenção: Como base, foi usado um "shape" de Skate, com uma raposa grafitada em uma cama de rosas, com uma chave de boca entre os dentes. Muito legal.
O revestimento do banco, foi feito com lona encerada, que tende a ficar melhor com o uso:
Ambos os trabalhos da Classified ficaram incríveis. Se percebe claramente que o estilo da oficina é seguido, mas mesmo assim cada criação é única.  Para saber um pouco mais, você pode visitar as matérias originais. A CB 400 foi apresentada no tradicional Bike Exif. Já a CB 450 "Le Renard" foi apresentada no excelente Pipeburn.
Essas CB´s são especiais. Todos que pensam em modificar as suas 400/450, e principalmente se pensarem em retrabalhar o chassi, devem observar com carinho as soluções encontradas pela Classified. Eu mesmo confesso que já torci o nariz para algumas das criações da oficina, bem como não formei opinião favorável ou contrária ao fato de todas as criações terem traços tão semelhantes ( Um leigo pode confundir). Mas é inegável que é muito feliz a escolha da coloração das motos, bem como o sutil traço "Rat" em alguns detalhes, deixando as extremamente agressivas. E ai, qual é a sua opinião a respeito?

5 comentários:

  1. Gosto muito de ler os seus textos, sempre bem redigidos e ñ apenas um "cut & paste". Continue assim...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Moreton!

    Eu sempre busco nesse tipo de análise, sempre tentar agregar algo a mais do que a mera tradução. Pois provavelmente grande parte dos leitores do Garagem talvez já tenha visto essas motos. E como uma das propostas do Garagem é ajudar os leitores em suas construções, é sempre preciso analisar, cruzando as informações com a nossa realidade.

    ResponderExcluir
  3. Essa ideia de usar um shape de skate para fazer o banco é sensacional.

    ResponderExcluir
  4. Cara pirei nessas motos
    vou ver se minha primeira café seja igual a da direita.
    Mais ai Douglas...
    Sera que da pra fazer uma em CBX200? ou intruder 125

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.