quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CB 450 Gulf by Marco Silva

Em muitas noites, ao ficar divagando sobre qual o caminho a seguir quando de fato iniciar o meu projeto ( Tenho o blog, mas ainda não tenho a minha própria Cafe Racer...) e uma das possíveis interpretações seria homenagear os bólidos Porsche 917 e Ford GT 40 patrocinados pela antiga petrolífera Gulf Oil. Isso se daria na base de uma CB 400, motor escuro e no estilo GP. Ao ver essa CB 450 se aproximando muito dessa ideia, alguns praguejariam ao ver essa moto sendo realizada nas mãos de outro cara, mas confesso que fiquei feliz mesmo, por dois motivos: O primeiro é que talvez o meu projeto não seria tão elaborado como esse, e o segundo motivo, é que a interpretação que imaginei de fato funcionou muito bem na prática.

Essa bela moto é criação do Marco Aurélio da Silva, que atualmente reside em Arujá -SP. Segundo ele, já teve diversos tipos de motocicletas, mas foi em 2011 que ele despertou para o estilo Cafe Racer. Segundo ele:

"Estive na Califórnia em novembro de 2011 e percebi o retorno da febre Café Racer em terras americanas impulsionada pela a exibição da primeira temporada da programa Café Racer TV de Mike Seate pelo Dicovery Channel. Além do programa, diversas revistas de motociclismo abordavam o tema em suas edições mais recentes. (..)

Voltei para o Brasil com o DVD da primeira temporada do programa, o livro do Mike Seate – Café Racer: The Motorcycle, além da edição mais recente da revista Café Racer , também editada por Seate na bagagem e uma idéia na cabeça – iria construir minha Café Racer em cima de uma bicilidrica, provavelmente a CB 400 ou 450 principalmente por causa da relação custo/benefício, mas também por ser uma moto fácil de encontrar e de manutenção relativamente simples."

A partir dai, já em Janeiro desse ano, o projeto começou, mas seguindo algumas premissas: a moto deveria ser o mais próximo possível de uma moto de época, mantendo suspensões, sistemas de freio e principalmente sem mudanças que pudessem comprometer a segurança. Por esse motivo, a moto tem pouquíssimas alterações de quadro, sendo eliminada apenas a parte do quadro logo após os amortecedores traseiros, que é justamente onde se encontra a última travessa estrutural do quadro original, que foi mantida. Podemos ver isso logo ai embaixo
Nas fotos, você pode ver que o banco é de fibra de vidro, que foi feito pelo próprio Marcos. Ele explica o processo:

"O banco rabeta também foram feitas por mim. Após inúmeras tentativas de moldar a peça diretamente na fibra, confeccionei um bloco de espuma expansível mais ou menos na medida que queria que ficasse, e fui “esculpindo” usando uma lâmina de estilete e lixas de vários números até conseguir o formato desejado. Após isso, isolei a espuma com fita crepe o parti para a laminação da peça. Detalhe: nunca tinha mexido com fibra de vidro ou resina antes, mas o “professor Google” me ensinou tudo. E com riqueza de detalhes. É a junção da informação com a vontade de ver o resultado final que faz os desafios virarem aprendizado. A finalização da peça, ou o banco propriamente dito, foi feito sob encomenda em couro pelo Kendy da Pedrinho Bancos em São Paulo. O resultado final sinceramente ficou acima de minhas expectativas."

De fato, o banco ficou com um excelente nível de acabamento e com formas próximas da perfeição. Nas fotos de cima, você pode reparar que o tanque originalmente era para ser de fibra de vidro. Porém no meio do processo, houve uma mudança de rumos. Nas palavras do criador:

"O tanque de gasolina a princípio também seria confeccionado em  fibra de vidro, mas fui desaconselhado pelo próprio Kendy  a abandonar a idéia – por ser feito de duas peças que deveriam ser unidas com resina, a tendência era que o tanque começasse a rachar justamente nas junções. O Kendy me explicou que o pai dele – o Pedrinho – corria na Fórmula 125 da Honda nos anos 70 e o maior dos problemas do protótipo era justamente o tanque de gasolina, que era substituído por um de fibra de vidro que não aguentava a vibração do motor, causando vazamentos."

A solução pode parecer insólita, mas julgo que foi uma das melhores que vi, em se tratando de CB Cafe Racer: Foi usado o tanque da CG 83, que lembra muito o tanque original, mas é bem mais magrinho, aliviando peso e dando o visual mais magro que muitos buscam quando customizam CB 400/450.
Ainda nas imagens podemos reparar que a moto ganhou semi-guidões, que segundo o Marcos, foi foram comprados no Mercado Livre. O farol e painel são originais de uma CB 400. A tampa do tanque, artesanal, ficou matadora.
Indo para a parte traseira da moto, se destacam os belos amortecedores vermelhos, que são italianos originais, Marzocchi Strada, que eram acessórios de época originais para a linha CB, também foram comprados usados no Mercado Livre e devidamente reformados e restaurados por um amigo que faz suspensões para motos de motocross.
A transmissão da moto é japonesa e já vem no tom vermelho. As pedaleiras foram compradas no e-Bay e foram reposicionadas. O escape é o original da moto, que foi recortado e teve o silenciador colocado mas atras. A ponteirinha, pasme, foi feita a partir de uma caneca de inox! O escape teve o acabamento cromado lixado para dar um aspeto fosco ao cromo. Ainda falando sobre o escape, Marcos explica:

"As curvas de escapamento foram confeccionadas sob encomenda a um amigo aqui de Arujá que tem uma loja de escapamentos há muitos anos e que “descascou esse abacaxi” junto comigo. Ele também foi responsável pela colocação da fita de amianto que faz o isolamento térmico nas curvas, além de ter ficado incumbido de instalar a peça pronta na moto."

No geral, o bacana nesse projeto foi o cuidado com os pequenos detalhes, e em coerência com a proposta de criar uma Cafe Racer com jeitão de pista. O posicionamento proporcionado pelos semi-guidões e pedaleiras é agressivo, todos os itens desnecessários foram removidos, e segundo o Marcos, a moto perdeu em torno dos 20 kg. Junto a isso, houve um correto reposicionamento dos componentes: A bateria está bem escondida, debaixo do banco, os bacalhaus foram zincados e agora protegem o chassi, junto ao motor. Os pneus são Pirelli Sporty demom, mais largos que os originais. Todos os parafusos da moto são de inox. Muitas peças foram zincadas e perfuradas para dar o toque "racing" a moto. O sistema de freios são originais, mas as mangueiras agora são do tipo aeroquip. Os filtros de ar são esportivos. E o detalhe matador é vareta de óleo, que engloba um medidor da temperatura de óleo!
Segundo o pai da criança:

"A vareta de óleo original foi substituída por um relógio de temperatura (acessório para Harley), que para ter funcionalidade, teve a haste de aço revestida com um cano de alumínio, onde foram marcados os níveis de óleo exatamente como na vareta original, para que o nível do óleo pudesse ser conferido normalmente. Tudo feito com muito capricho. Todos me perguntam se esse relógio é apenas enfeite – resposta: não. Ele mede a temperatura do óleo do motor, aém do nível do óleo no carter, ou seja, sua função não é meramente estética."

Essa CB 450 com certeza está entre uma das mais incríveis motos que já passara, aqui na Garagem, sendo um trabalho praticamente irretocável, e digno de frequentar os principais blogs e sites de customização gringos. E o melhor de tudo, é que o Marcos Silva não pretende para de criar por ai.

" Agora com a experiência adquirida com este projeto, o  próximo  já está nos planos – uma CBX 750 de 90 em diante modificada para Café Racer. Apesar de as Café Racers originais serem bicilidricas, minha vontade de montar uma moto em cima de uma tetracilidrica sempre esteve por trás de tudo. Foi o que originou a iniciativa de fazer minha própria versão  de Café Racer."

Se na primeira ele acertou, imaginem no segundo projeto... Parabéns Marcos! Você ainda pode ainda mais fotos da motoca e do processo no Flickr do Marcos.

70 comentários:

  1. Marco Silva - MS Cycles4 de setembro de 2013 15:52

    Fantástica a matéria, Douglas. Agradeço pela maneira fiel como você apresenta e divulga meu trabalho/hobby em seu blog. Aliás preciso te parabenizar primeiro pela iniciativa da criação do blog, segundo por mantê-lo sempre atualizado e "lotado" de coisas bacanas apesar da falta de tempo, da correria do dia a dia e do trabalhão que certamente você tem para mantê-lo ativo. E finalmente tiro meu chapéu para você que mesmo sendo um cara jovem aborda de maneira também apaixonada um estilo que não é novo, não é moda, mas certamente apresenta aos amantes do motociclismo essas máquinas maravilhosas da maneira mais "roots" possível - vida longa às Café Racer.

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    1. Muito obrigado pelas palavras e por fornecer todo o material e atenção para o blog. E como já falei, parabéns pelo trabalho, de real talento.

      Um grande abraço!

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    2. Bom dia Marco! Ficou excelente sua cb. Vc possui oficina ou vc fez a sua na raça mesmo? Quero montar uma tbm mas tá difícil encontrar alguma. Se puder publicar aqui seu contato, e-mail, para podermos trocar uma idéia, seria ótimo.

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    3. Parabéns pelo trabalho marco, é um dos mais impecáveis e bem feitos que já vi por aqui.
      Parabéns Douglas a matéria ficou ótima.

      Agora uma questão pratica, legalização da moto após as modificações? correu tudo bem?

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    4. Parabéns pela obra prima , uma duvida o relogio de temperatura de harley tem mais alguma adaptação fora o cano de aluminio , vc tirou a vareta original e encaixou o novo

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    5. Marco Silva - MS Cycles5 de setembro de 2013 17:46

      Obrigado pelos elogios, galera. É isso que faz todo o travbalho que tive valer a pena. Todo o processo foi desenvolvido na oficina que tenho na garagem de minha casa, exceto serviços mais técnicos como rodas, escapamentos e toda a parte de pintura, que foram feitas por profissionais. Quanto à legalização, pelo fato de a moto não ter grandes modificações, não tem porque ter problemas. O único detalhe mais complicado é a placa, que vai ficar na leteral da moto, presa ao eixo da roda, mas isso qualquer moto custom usa e a fiscalização normalmente não cria problemas. A vareta da Harley teve que ter a rosca da vareta original adaptada, pois são de medidas diferentes.

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    6. Este comentário foi removido pelo autor.

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    7. Marco mais uma duvida , tenho uma cb 400 e estou querendo fazer uma cafe racer , vi que você pois filtro de ar esportivo , quais os beneficios de usalos ?

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    8. A Vantagem, é além da estética, é que a moto tende a respirar melhor, fazendo andar um pouquiiinnhhooo a mais.

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  2. Parabéns Marco Silva
    Show de bola, projeto nota 10, precisamos trocar umas idéias, pois olhando a sua moto começo a achar mudanças pra fazer na minha. rsrsrs
    Abç.

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    1. Marco Silva - MS Cycles4 de setembro de 2013 16:33

      Obrigado, Wesley. Apesar do trabalho durante o desenvolvimento do projeto, a satisfação de ver a moto pronta e "causando" onde chegar compensa qualquer sacrifício, pode acreditar. Quanto a trocar idéias, fique à vontade em me contatar. O Douglas pode te passar meu e-mail. Abração.

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  3. Parabéns ao Marcos pelo belissimo trabalho e capricho em todos os detalhes do projeto, ficou espetacular e imagino os elogios que de receber a cada farol parado.. isso é o melhor de tudo, essa é a maior satisfação de um projeto concluido.

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    1. Marco Silva - MS Cycles5 de setembro de 2013 17:49

      Obrigado, Leonardo. Posso te garantir que não tem prazer maior do que andar em uma moto "construida" por você. Abração.

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  4. sou suspeito para falar !!kk 100 duvida um belo trabalho , e uma motocicleta linda !!!

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    1. Marco Silva - MS Cycles5 de setembro de 2013 17:54

      Muito obrigado, Guto. Cafe Racer forever!!!

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  5. Ficou muito bonita mesmo, Marcos! Acho que das 400 nacionais a sua é a que tem a melhor harmonia, na minha opinião. Quem sabe eu te vejo andando com ela por ai, tenho um amigo ai em Arujá (que por sinal também é fã de moto!) e de vez em quando vamos visitá-lo. Aliás, posso estar enganado, mas essa casa na última foto me parece um pouco familiar.. Parabéns pelo trabalho!

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    1. Marco Silva -MS Cycles5 de setembro de 2013 17:37

      Obrigado pelo comentário, amigo. Caso apareça em Arujá é só me procurar na região dos Condomínios aue estou sempre circulando por lá aos finais de semana. Abração.

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  6. PARABÉNS para o Douglas pelo blog e ao Marcos pela moto, engraçado como as ideias se cruzam, comprei uma CB400 II 83 a cerca de 2 meses para por em pratica meu projeto Café Racer, a partir de uma dica do Douglas do retrovisor de ponta de guidão do DX.com, acabei comprando também o semi-guidão, as borrachas de bengala, comandos de luz novos e menores, UMA VARETA DE ÓLEO COM TERMOSTATO, uma lanterna old school, em mais umas muambinhas... Comprei também no mercado livre um tanque de Turuna, pois alem das vantagens citadas pelo Marcos (sobre o tanque de CG) ele tem 2 saliências laterais para poder colocar as borrachas protetoras de joelho e pretendo alonga-lo em mais 10 ou 15 centímetros, achei também uma rabeta café racer e agora só estão faltando as pedaleiras, mas já vou para o Ebay conforme o Marcos ensinou, também pretendo colocar rodas raiadas pois me agradam mais e se aproximam mais do estilo, é isso, quando as peças chegarem e começar o projeto propriamente dito, mandarei fotos. Um abraço do Speedy.

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    1. Me mande o link dessas coisitas Vicente hehehhee

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    2. Marco Silva - MS Cycles5 de setembro de 2013 18:08

      Meu projeto também começou basicamente com uma "coleção" de peças legais, Vicente. Isso ajuda a ir dando formato ao que pretendemos desenvolver, posso te garantir. Caso precise de ajuda, é só avisar. Abração.

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    3. Marco, como faço para achar essas pedaleiras no EBAY, como escrevo...

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  7. Parabens Marco. Valeu pela dedicação e vontade que desse certo o seu trabalho com paciencia e chegasse no resultado que voce quis e aliás, ficoui bela....

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    1. Marco Silva - MS Cycles5 de setembro de 2013 18:10

      Obrigado, Sandro. Você sabe onde me encontrar. Venha experimentar a moto e vê- la depois de pronta. Acho que quando esteve aqui ela ainda não estava finalizada. Abração.

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  8. Parabéns Marco pela moto, o projeto ficou maravilhoso e as cores escolhidas a deixaram com uma aparência bem retrô.
    Gostei muito do resultado e agora só falta eu dar uma voltinha né ? rsrs....

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  9. Eliézer Cesar Inojo5 de setembro de 2013 05:09

    Parabéns Marco pelo belíssimo trabalho se atentando aos mínimos detalhes, e parabéns ao Douglas pelo ótimo blog sempre atualizado e com matérias excelentes. Eu também estou com um projeto para montar minha cafe racer a partir de uma CB 450, eu gostaria de saber como funciona a parte de legalização das modificações e emplacamento da moto para poder rodar com ela normalmente nas ruas, se puderem me ajudar agradeço! Abraço!

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    1. Marco Silva - MS Cycles5 de setembro de 2013 18:15

      Obrigado pelos comentários, galera. Quanto à legalização, por ser um assunto que mais me perguntam, acho que realmente seria legal se tivessemos uma abordagem do assunto pelo Douglas. A princípio é uam moto que manteve as principais características inalteradas, conforme descreve a matéria. A moto tem todos os itens exigidos por lei, exatamente como quando era original de fábrica. Mas se uma "otoridade" mala quiser criar problema, vai criar. Abração.

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  10. Parabens Marco, foi uma das CR's mais lindas que ja vi! sem duvidas! o conjunto esta simplesmente perfeito, tudo sem encaixa com uma naturalidade, a moto esta perfeita! com certeza vai chamar muito a atenção por onde ela passar, e Douglas esta de parabéns também pela forma como abordou a moto, tens uma visão muito ampla sobre a moto e consegue transpor isso aqui no Blog muito bem!

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  11. Parabens Marco,... curti muito sua moto,... meu tanque ainda continua saindo em fibra,... estou terminando ele, to atrasado no projeto mas ele tah andando,... a traseira minha tambem to fazendo em fibra e a bateria to colocando na parte traseira, soh troquei a bateria original pela bateria da shadow que eh bem mais baixa,...

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  12. Cara, to vendo a cena das Cafe Racer nacionais tomando corpo e estou louco pra dar a minha contribuição, mas ainda nem comecei meu projeto...rs

    Meu parabéns Marcos, a moto está excelente! Linda mesmo.

    E é claro, parabéns ao Blog, cada vez melhor.

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    1. Marco Silva - MS Cycles5 de setembro de 2013 18:05

      Obrigado pelos comentários, pessoal. Quanto ao trabalho do Douglas, fiz questão de elogiar desde o primeiro momento em que a matéria saiu no blog. Deixar de lado coisas particulares, assuntos profissionais, etc para manter o blog funcionando (o que tenho certeza de que ele já fez várias vezes) só tem uma explicação: SER APAIXONADO PELO QUE FAZ. Simples assim.
      Um recado a todos os que têm um projeto Cafe Racer em mente, mas não tiveram a "coragem" para começar a por a "mão na massa", deixo um provérbio chinês: MESMO A MAIS LONGA DAS CAMINHADAS COMEÇA COM O PRIMEIRO PASSO. Abraço a todos e obrigado pelo apoio.

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    2. Obrigado Marco. De fato, manter a Garagem demanda um certo tempo, mas é um trabalho que vem dando frutos muito bons, e em especial a amizade dos amigos e leitores do blog.

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  13. Sensacional, de muitíssimo bom gosto. Nível das gringas..

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  14. Já disseram aqui quase tudo que o trabalho mereceu, as cores da Gulf sempre dão uma boa impressão, lógico que tem que ser num bom projeto como esse. Quanto ao blog, também já foi, merecidamente elogiado. E eu estou aqui só pra completar os 30 comentários. Parabéns.

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  15. Marco Silva - MS Cycles6 de setembro de 2013 14:26

    Obrigado pelos comentários, amigos. Posso dizer a vocês que para não errar no projeto, nos dias em que estava "pouco inspirado" sequer abria minha oficina. Me lembro de ter ficado quase uma semana esperando e pensando para encontrar uma solução para dificuldades que iam aparecendo. Foi um projeto que precisou de 50% de inspiração e 50% de transpiração. Hoje, por causa da repercussão e dos comentários, afirmo sem medo de errar que valeu muito a pena. Abração.

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    1. Olá Marco! Meu projeto, que está ainda na cabeça, tem muito do seu, que aliás é de extremo bom gosto.
      Gostaria de dar um pulo em Arujá num sábado para ver esta belezinha ao vivo, se tudo bem para você.
      Meu email é flaviohbvianna@gmail.com. Um abraço!

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  16. Eu estou com uma cb 450 dx de 1988 desmontada na minha garagem e estava bem desmotivado nesses últimos tempos por conta das dificuldade do processo de criação (falta de grana principalmente). Mas ver um projeto belíssimo como esse, feito com tanto cuidado e esmero me deu inspiração e motivação para retomar o meu com todo gás.
    Parabéns mesmo pelo projeto Marco, parabéns a você Douglas pelo excelente blog e até novembro prometo concluir meu projeto e mandar o trabalho a você que espero ser digno de ser publicado no Garagem Cafe Racer.
    Um forte abraço.

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  17. Muito boa a matéria, estou conhecendo o blog agora. Estava aqui pesquisando e tentando imaginar uma Café a partir de uma CB450. Tenho a ideia de iniciar um projeto neste estilo, mas ainda estou engatinhando nestes conhecimentos. Ótimo blog, espero que continue com ele, vai ajudar muito aos que como eu, adoram as café racer.

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  18. Marco, como faço para achar essas pedaleiras no EBAY, como escrevo...

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  19. Marco Silva - MS Cycles24 de setembro de 2013 18:41

    Tudo bem contigo, Vicente? Desculpe a demora em responder, mas tenho uma nova moradora aqui em casa desde o dia 10 de setembro e recem nascidos tomam bastaaaaante tempo em nossas vidas. Para a busca no eBay digite CAFE RACER REAR SET, que você vai encontrar o produto que procura. Qualquer dúvida,estou à disposiçāo, ok? Abraçāo.

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  20. Olá Marco, parabéns pela montagem, ficou chique demais! Se você puder me responder uma dúvida eu seria grato. Estou começando a estudar um projeto de uma CB que darei início no ano que vem, e apesar da minha ideia ser fazer algo mais voltado pro bratstyle eu tenho a intenção de modificar o quadro exatamente como você fez nesse projeto, cortando após a última travessa e soldando uma barra arredondada. Eu gostaria de saber após as alterações que você fez, como fica a questão da documentação da motocicleta, precisou ser incluso aquele "veículo modificado" no documento pelo fato do quadro ter sido modificado?
    Agradeço e novamente, meus parabéns pelo capricho na montagem!

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  21. essa ideia de usar o tanque da cg 83 foi fantasco valoriza o motor...estou montando uma tambem...vou usar o tanque da cg bolinha...que vc acha????

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  22. Este comentário foi removido pelo autor.

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  23. cara ,questao de legalização,e dificil legalizar?

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    1. Cara, demanda encarar alguma burocracia, mas nada assim absurdamente difícil ou caro.

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  24. douglas estou nos finalmentes de um projeto de uma racer apartir de uma 450. em q eu mesmo fiz todo o trabalho sozinho.... sou soldador e priorizei peças feitas a mao de inox... quero te mandar algumas fotos mande um email pra mim quando puder conversar libralao@hotmail.com

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    1. Cara, me manda um e-mail para garagemcaferacer@gmail.com. Vai ser um prazer trocar uma ideia com o amigo.

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  25. marco... boa noite, primeiramente, parabens pelo projeto, ficou show.... tenho um triciclo, uma brasilia e uma web 100 que eu personalizei gulf, proximo projeto seria uma cafe... vc tem um email de contato que eu possa tirar duvidas com vc, ou me adicionar no seu facebook, caso tenha

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  26. Uma dúvida, pra que serve a mangueirinha na tampa do tanque?

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  27. Parabéns cara! Essa moto ficou show!! :D

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  28. Primeiramente, parabéns pelo blog, repleto de informações e referências. Já está nos meus favoritos desde quando o encontrei numa busca por café racer.
    Quanto á moto, parabéns também pelo qualidade tanto técnica quanto estética, especialmente pelo hand made! Essa café, sem dúvida, é das melhores que já vi, mesmo comparando com reportagens gringas e, melhor ainda, a mais próxima do que tenho em mente para o meu projeto!
    Espero contar com o apoio e paciência de todos do blog, pois me inicio agora no mundo motociclístico, então o conhecimento técnico ainda é bem insipiente...
    Abraço a todos!

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  29. Parabens pela,motoca, ta irada demais!

    Eu gostaria de saber onde acho os semi guidoes,....estou para finalizar um projeto de cafe em uma cg 83 rs e gostaria de saber onde posso encontralos.....

    Muito obrigado

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    1. Uma olhada no eBay e no Deal Extreme são recomendáveis. Vc acha semiguidões a preços baixos.

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  30. Show, excelente trabalho! Assisto aos programas sobre cafe racer no discovery channel e turbo. Ao fazer uma pesquisa para começar meu projeto trombei com esse no mercado livre! Eu estava pensando em fazer uma 7 galo mas o valor inicial é alto pra mim! Vai ser uma cb 400 ou 450! Parabens pelo projeto, digno de capa de revista e programas de televisão, sem contar a simpatia, carisma e humildade do fabricante que constatei ao ler as repostas aos comentários e a atenção ao responder minha duvida no M.L.! Muito obrigado!

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  31. Parabens pela bom gosto e dedicação, estou montando uma CF pra mim a partir de uma CB 450 e precusi de umas dicas, se puder me ajudar ficarei imensamente grato
    1- qual o tamanho dos pneus que voce colocou, ja que como vc nao tenho intensao de trocar a roda original, ja que estas tem freios a disco dianteiro e traseiros, para colocar este pneu na traseira precisou mexer na balanca (fica pegando ou algo assim), como ela se comporta nas curvas com estes pneus,
    2- qual bateria voce usou, quantos amperes, acredito que alguma selada colocada deitada, pode postar alguma foto, como faz para a troca da bateria, tem que desmontar
    Grande Abraço, boa sorte com o novo projeto da 750
    TFA

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    1. Prezado Ir.'., tudo justo?
      Então, parece que se trata de um 100/90 na dianteira e um 120/90 na traseira.
      São os sport demon da Pirelli, muito comuns nas médias cilindradas da Yamaha e Honda.
      Se você quiser tirar uma base, a CB 300 da Honda usa 110 na dianteira e 140 na traseira, com esses mesmos pneus. Aí da pra você ter uma idéia.
      Eu, por exemplo, uso 110 na dianteira e 130 no pneu de trás (110/80 e 130/80) na minha Yamaha R5 72.
      Espero ter ajudado.
      TFA

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  32. Chassi de qual moto foi usado? vlw

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  33. Prezado,
    Achei legal a instalação do radiador. Qual radiador e tubulação foi usado no projeto e com esse novo radiador como ficou a temperatura do motor ?

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  34. Estou com uma duvida: e quanto a placa?

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  35. Parabéns Marcos pelo projeto, ficou linda!
    Eu acabei de construir a minha caferacer com base em uma cb 400 e queria te dizer que durante o processo de pesquisa a sua moto foi uma das minha fontes de inspiração.
    Estou estudando agora a possibilidade de fazer outra a partir de uma 7galo!
    Eu criei um Instagram para a minha moto 031caferacer.
    Parabéns e obrigado pela inspiração!!

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  36. Bom dia. Estou procurando essas pedaleiras no Ebay mas nao acho. Poderia passar o link ou como procurar?
    Grato

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  37. https://www.facebook.com/customclubbr/photos/ms.c.eJw9jMERwDAIwzbqOQYH2H~_xXkPJUyfLKqdyKZyxNh8dRiE2hGHieMX1jrI0~;byiewzreNb09v155nj2fnpGe7~_~_~;~;kCI~;AgcA~-~-.bps.a.594258074093837.1073741848.433186010201045/594258157427162/?type=3&theater

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  38. Estou personalizando uma CB 450, minha ideia é colocar amortecedores a gás na traseira. Poderia informar onde posso comprar?

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