quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cafe Racer na Prática: Suzuki Intruder - Parte 2

Uma coisa que aprendi nesse quase um ano de Garagem Cafe Racer, é que o mundo da customização é muito dinâmico. Quando escrevi a primeira parte da seção Cafe Racer na prática com a Suzuki Intruder, não imaginava que em tão  pequeno espaço de tempo surgiriam tantos projetos bacanas, sendo que muitos feitos aqui no Brasil. Então vou fazer uma breve apresentação começando pelos mais simples e depois partindo para os mais sofisticados.
Ao se começar um projeto, o ponto inicial é se pensar em fazer um trabalho com o banco e guidão. Essa Intruder ai do Rodrigo Sandoval, que já foi mostrada aqui e a Intruder do Stefano Dazzi ai embaixo, que modificou guidão, o banco, sinaleira e colocou o pneu da Intruder 250, aliviando um pouco o efeito visual negativo dado pela roda pequena:
Ou seja, até ai, nada de radical ou irreversível e ideal para quem não quer tirar praticamente a moto da originalidade. Porém dá pra ir um pouco além, como podemos ver nessa Intruder 250 gringa abaixo:
Essa moto foi apresentada no TheBikeShed e é extremamente simples: Os pneus foram trocados por modelos Avon, mais gorduchos, o banco e a sinaleira foram substituídos e e a frente foi rebaixada e ganhou semi-guidões. Essa é uma receitinha simples para quem quer investir pouquíssimo e mudar o ar da sua Intruder.

Troca de Cubos e Rodas:
Porém há quem não se contente em colocar um pneu mais gordo na traseira, mas que prefira as rodas 17" ou 18". É o caso da Intruder do Clairton Nunes, que colocou as rodas da antiga Katana 125:
O Juliano Sacramento, que montou uma bela "Brat" também optou por essa solução, mas com rodas raiadas de Katana:
Logo mais voltarei 
No caso das Intruder 125, a troca de rodas necessita da troca de cubos, sendo que os da Katana servem de forma plug and play. O pessoal pergunta se outros cubos mais fáceis de se achar não servem, e eu respondo que NÃO SEI. Deixo aberto o espaço para quem tenha conseguido adaptar outros cubos para passar a sua receita. Na foto abaixo, dá pra ver que tanto a roda 16" com pneu gorducho como com as rodas 18" dão um diâmetro externo bem próximo. 
A decisão ai vai do estilo que você queira dar sua intruder.

Chassi e tanque :

Quanto a modificações no chassi, a Intruder até que não necessita de maiores modificações na maioria do projetos para ter um resultado bacana. Veja o por que nessa imagem abaixo, da Intruder 250 do Luiz Henrique Soto Riva, que está construindo uma bela Intruder:
Veja que o chassi na parte de trás é aberto, sendo que apenas um arco de sustentação do banco e para-lamas. Se você quiser deixar o chassi intacto, terá que bola um banco que acompanhe esse desnível, sendo que dará um visual mais grosso e pesado ao banco (é um desafio semelhante na CB 400/450, que estou estudando resolver da melhor forma sem cortar a moto.) Agora volto a moto do Juliano, que cortou essa pecinha para dar o visual mais magrinho no banco:
Você pode ver que o banco pode ficar mais baixo, bem de acordo com o"Bratstyle".  O Trampo dele também consistiu em colocar a roda 18", os amortecedores da Yamaha YBR, cano customizado e botou um pequeno calço de 10mm na base do tanque, diminuindo assim a inclinação excessiva do tanque, típica da proposta "meio-custom" da Intruder. Se fosse uma Cafe Racer, ainda caberia rebaixar a frente. Mas como a proposta da moto é fazer passeios com algum conforto e não rodar rapidamente, acho que o trampo ficou perfeito. O Rocker Richard Radke também fez um trampo na mesma linha:
O Martuse Forniciare também tinha feito uma Intruder 125 quase nesse esquema. Porém agora ele trocou a sua 125 por uma 250:
Ou seja, dá pra ver que com poucas modificações, dá pra fazer algo bem legal com as Intruders no geral. Mas dá pra ir mais além dessa receita básica e inclementar o visual dela com mais elementos ou mesmo modificando o Chassi. O exemplo disso está na moto da dinamarquesa Helle, que montou uma Intruder bem bacana, mostrada novamente no TheBikeShed:
A moto no geral é muito simples, mas a combinação de cores (falta de cor na verdade) e os pequenos detalhes nesse projeto baixo custo, deixaram a moto incrível. O mais legal foi usar um Skate velho como para-lamas traseiro e suporte de placa:
Se a frase "Os pequenos detalhes que fizeram toda a diferença", é um clichê,  nesse projeto tornaram essa Intruder diferente de qualquer clichê.

Para encerrar, mostro mais algumas imagens, sendo umas do processo de constução da moto do Luiz Henrique e as imagens de uma Intruder 250 que está a venda, e que provavelmente vá virar matéria aqui no blog e está a venda:
 
Veja que a moto vai ter a parte traseira do Chassi refeita e e ganhou roda 17" atrás. Abaixo a moto que está a venda no mercado livre:
Espero que em breve possa falar mais sobre essa moto.

48 comentários:

  1. Boa matéria! Vale adicionar que já encomendei meu semi-guidão e comprei a sanfona; o plano é rebaixar a frente levantando a bengala 5cm acima da mesa, e cortar um pedaço do paralama, deixando o visual mais reto e aproveitando pra usar o formato do garupa como mini rabeta. Não pretendo, ainda, colocar um calço no tanque. Quando fizer as modificações volto aqui e posto uma foto pra você atualizar ;)

    Abraço

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    1. Caro Stefano

      Parabéns! Sua moto ficou linda sem necessidade de modificações radicais. Eu comprei minha Intruder 125 há pouco tempo, estou começando a explorar o universo do motociclismo e já me apaixonei por esse estilo Café Racer. Você poderia, por gentileza, passar as especificações técnicas da peças usadas até essa foto?

      Abraço!

      Daniel Baltar .´.

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  2. como sempre show!! e a intruder usada é tão barata que realmente dá para fazer varias cafe raccer !!!

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  3. pra quem é grande essa moto não seria muito pequena galera?

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    1. Dependendo do seu tamanho pode haver um problema com a ergonomia

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    2. Será que um comando avançado de freio e câmbio juntamente com um guidão adaptado à altura do motociclista resolveria o problema ergonômico?

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  4. Muito boa a matéria. Depois, se houver interesse, envio a foto da minha trudinha 250 Cafe Racer.

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  5. Boa tarde! alguém sabe quais são os cubos que dá certo na intruder 125 para montar rodas raiadas?

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  6. Eu estou montando uma cg bolinha 82 brat, e estou com dificuldade para o farol. Alguém saberia me dizer onde arrumo daqueles pequenos com lente amarela? Obrigado!

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    1. O pessoal mnuitas vezes usa farol de trator, lampada de emergência, entre outras possibilidades...

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  7. Onde consigo um assento como aquele da moto do Rodrigo Sandoval? Alguém sabe o fornecedor?

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    1. Desculpe.. na verdade é o da intruder do Stefano (azul)

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  8. se alguém tiver a informação sobre as medidas, bitolas ou ainda se dá pra adaptar o semi-guidão para a intruder 250.. preciso muito dessa informação... em seguida mando as fotos da minha... me falta essa parte pra baixar as bengalas....
    Abraços.

    P.S.: parabens pelo blog... é o melhor!!!!

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  9. Pessoal, estou customizando a minha INT250 em Flat Tracker, e estou querendo colocar uns pneus de uso misto, e mudar o aro traseiro pra 18. Quem já fez essa alteração sabe dizer que raios podem ser usados com o cubo original?

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    1. Pelo que sei, as rodas de Yamaha Trail servem. Mas é uma informação que precisa ser confirmada.

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  10. Sei que com aro 17, serviriam os raios da Sahara, agora com aro 18 não faço ideia.

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  11. eae galera! onde eu acho esses velocímetros menores?

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    1. ebay :) comprei o meu lá. com led azul http://www.ebay.com/itm/Universal-Double-Color-LED-Light-Odometer-Speedometer-km-h-For-Motorcycle-dlp-/261456375317?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item3ce003ae15&vxp=mtr

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  12. Também gostei do assento da Intruder azul. Onde consigo um?

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  13. amigos intrudeiros, gostaria de saber como esconder a bateria, como no caso da dinamarquesa Helle, estou neste dilema pois queria este mesmo visual só com o filtro esportivo aparecendo. fico aguardando resposta!!!

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  14. sera que a bateria nao cabe em baixo da balança, retirando o cavelete central???
    se calocar uma bateria 4ah, que é menor que a original
    ou alguem sabe de outra bateria menor ainda, que aguente o tranco...

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  15. Olá pessoal, tenho 18 anos de idade e estou tirando minha CNH, estou pensando na intruder 125 pra ser minha primeira moto. Gostaria de saber se é uma boa moto, precisarei dela outra ir trabalhar e ir pra faculdade, acho que rodarei uns 30 km por dia. Gostei da intruder do Stefano Dazzi. Bom, é isso, aguardo resposta/dica. Valeu.

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    1. Ótima moto, e tem ótimo custo benefício se for seminova.

      Abs.

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  16. Galera semana passada minha esposa recebeu sua 'Gertrudes' novinha já no intuito de fazer uma café e recentemente ela tirou a CNH de moto..dai já embarcamos nas modificações.. Compramos a lanterna de Jipe, o guidão da yes 125 como o Stefano fez..eu tinha aqui em casa uns retrovisores ponta de guidão.. Vamos fazer o pedido do banco da flame kustoms como o Stefano colocou na dele, foi o banco mais manero que eu achei pra fazer uma café racer na intruder..dai então vou postar umas fotos dela..segunda semana ..já mudanças básicas..quando colocar a lanterna e outras coisas posto mais fotos.

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  17. Tenho uma cg today cujo vão do chassi na parte de tras tem 12 cm, me disseram que cabe o da cg bolinha, mas não tenho a medida da largura dele, alguém sabe?

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    1. não ficou muito claro eh eh eh. preciso de um paralama cromado traseirop que tenha largura de 12 cm, é isso

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    2. não ficou muito claro eh eh eh. preciso de um paralama cromado traseirop que tenha largura de 12 cm, é isso

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  18. Tenho uma cg today cujo vão do chassi na parte de tras tem 12 cm, me disseram que cabe o da cg bolinha, mas não tenho a medida da largura dele, alguém sabe?

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  19. Gente alguém sabe algum cubo compatível com a 125 pra eu poder montar as rodas raiadas pq os aros da katana alem de serem caros, são raros

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    1. Essa é uma duvida que também tenho e parece ser o maior segredo de todos, pois ninguem fala nada!

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  20. Gente, tenho as rodas da Katana, mas estpu penando para achar o caracol do velocímetro, já que ele é diferente do da Intruder. Alguém sabe onde encontrar? Ou conhece algum outro caracol compatível?

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  21. Interessante as motos que mudam a posição da bateria, me deu algumas ideias do que fazer com a minha que está num processo de personalização já bem avançada, com rodas de 250 e pneus da Harley.

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  22. o banco clássico na foto da jx 110 serve na intruder125

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  23. Este comentário foi removido pelo autor.

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  24. Se eu fizer essas mudanças na minha intruder, qual o custo para o Detran para constar isso no doc?
    e quais procedimentos devo fazer ?

    to curtindo demais essa linha café racer!!!

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  25. tenho intruder 250 e queria colocar rodas de ligaleve alguem sabe qual rodas serve? as rodas da 125 serve?

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  26. Queria muuuito deixar uma trudinha 150cc no estilo, mas com poucas modificações... Quantas mil dilmas será que vai para desembolsar nesse projetinho?

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  27. Olá a todos. Gostaria de saber se alguém sabe pra onde vai a bateria em alguns desses modelos onde o centro da moto fica sem nada, bem clean...trocando tbm o filtro original(gigante) pelo esportivo bm mais compacto e estiloso.
    Espero estar começando a mexer na minha bm breve...Grato!

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  28. Não encontro sanfona para bengala da Intruder 250, alguém saberia me informar de qual moto posso utilizar, de modo que se encaixe legal na parte inferior?

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  29. Boa noite pessoal!

    Tenho uma gsr 150, é possível montar uma Brat?

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    1. O cara so trocou o banco e pah.. https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhI6yuDjZl0emCs7jEMk-ziwstER4CnofCxmlLxRyyCrpdklOPOgHc3UBK

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  30. Gostaria de ver uma Intruder Lc 1500 Brat, tenho uma e não sei por onde começar.

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  31. Essas customizações nas motos ficaram simplesmente incríveis, quero fazer igual na minha Intruder.

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