quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Triumph Bonneville by Henrique José

Uma das discussões sobre os dos projetos Cafe Racer em geral se dá pela questão: Contratar uma oficina customizadora ou fazer as modificações você mesmo. Pois alguns defendem a ideia que para o trampo ser legitimo tem que se meter a mão na massa. Outros contrários a essa tese, afirmam que nem todo mundo tem tempo, ferramental e habilidade para meter a mão na massa. Na minha opinião, caso se contrate uma oficina, é importante que o dono participe de fato na criação da moto, e foi o que aconteceu no caso do Henrique José, que entregou sua bela Bonneville para o pessoal da Old Times, que já apresentou um trampo aqui na Garagem. Ficou muito bacana, como poderemos ver a seguir.
Os detalhes que mais se destacam são a "Union Flag", bem no espirito inglês. O uso da bandeira nos tanques não é tão nova, mas Henrique afirma que o uso do preto fosco não é tão comum, e de fato casou um contraste bem interessante. Ainda nessa foto você pode ver o banco em couro e a rabeta de desenho exclusivo. O dono da criança fala mais sobre a ideia e a execução:

"Foi muito engraçado, mas embora a pintura não tenha nada de original na idéia (union flag no tanque), percebi que poucas CR são foscas. Se você perceber a traseira, verá um desenho único na rabeta. Realmente não vi nada parecido até hoje, usamos também as lentes das setas originais agregando todas as funções de iluminação. Não quis usar um banco solo por ser muito comum neste tipo de projeto"

Ainda nas Palavras do Henrique José:

"ah, e tudo feito em chapa, nada de fibra. Não que eu tenha nada contra, mas sabemos da qualidade da chapa pra quem sabe trabalhar, e o pessoal lá (da Old Times) sabe!"

Como você pode ver, ainda se destacam detalhes bacanas, como o banco bem acabado, a Union Flag também estampada no cilindro de freio, o guidão clubman e os espelhos, que são os mesmos que indiquei aqui a algum tempo atrás. Os punhos segundo o Henrique, também foram revestidas pelo mesmo couro do banco. Outro detalhe que curti foi o farol pretão, que parece funcionar certinho.
Na parte mecânica, a moto ganhou escapes feitos pelo pessoal da Old Times e um pequeno trato no motor:
Remapeamento da Injeção Eletrônica com PowerCommander, filtros K&N e velas Iridium. O dono estima que isso tudo rendeu pelo menos uns 4CVs a mais na roda. 
Retomando a discussão anterior, essa moto vem provar que em certos casos, onde não se tem as condições de realizar o trabalho sozinho, buscar ajuda não é nenhum demérito. Mas sem nunca deixar de estar próximo ao processo, como foi o caso. Parabéns Henrique!

7 comentários:

  1. Olá Douglas e amigos. Antes de tudo muitíssimo obrigado por publicar esta matéria com minha moto neste espaço que é em minha opinião, o melhor que temos para esse fim no Brasil e que mais reflete o espírito CR. Realmente não tenho nada a acrescentar ao que foi dito. Apenas gostaria de pontuar algumas coisas para os amigos que estão construindo (se Deus permitir no próximo ano tentarei construir uma por mim mesmo, e para isso, leio os posts dos caras daqui todos os dias...hehe): 1- Quanto aos espelhos, que aproveitei a indicação do Douglas e arrisquei no DX, quero dizer que funcionam muito bem. Sinceramente achei que não funcionariam, mas são ótimos. 2- Quanto aos piscas da traseira, o verniz fumê ficou muito bonito mais precisei retirar pois o verniz aplicado sobre o pisca original cor de laranja escureceu demais e mesmo usando um led muito forte, de dia (e mesmo de noite) a iluminação é insuficiente e torna-se perigoso. Estou tentando conseguir uns parecidos transparentes mas está difícil. Se alguém puder me ajudar agradeço. 3- O farol funciona bem, mas a noite em lugar mal iluminado não é legal, mas dá pra meter um Xenon e fica legal. Por hora é isso que lembrei. Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Uma das mais lindas do Brasil. Bom gosto e refinamento nos detalhes, além, óbvio, do "pedigreee" que a motoca tem! Diretamente da terra das cafes! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Bonnie sensacional, Henrique.
    bom gosto e capricho de sobra. absolutamente sem comentários.
    parabéns pela ideia, e parabéns pra Old Times. trampo de primeira pra uma moto de primeira.
    Garagem, baita força pros projetos nacionais.
    breve quero a(s) minha(s) por aqui também

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se é fácil mudar no doc a cor da moto e se precisa de alguma outra autorização do detran para fazer essas mudanças?? Também pretendo comprar uma Boneville e transforma-la em cafe racer. Abs Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tese sim, apesar de as Bonneville não serem tão conhecidas, sendo que algumas pequenas modificações até passam. Para saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura desse artigo aqui:

      http://garagemcaferacer.blogspot.com.br/2014/01/modificar-as-motos-e-legal.html

      Excluir

Tecnologia do Blogger.