quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CB 400: Fontes de inspiração

Nessa postagem, não me aprofundarei muito nos projetos usando CB 400/450, pois já fiz anteriormente (Se não viu, leia aqui e aqui). Mas como sempre vão aparecendo novos projetos, a intenção agora é dar algumas referências visuais de projetos gringos prontos bem bacanas, que seguem diversas vertentes de estilo. 





Essa CB foi feita na Africa do Sul e serve de exemplo a uma certa tendência de usar tanques clássicos na CB 400 e bancos confortáveis e amplos, nas Street Trackers.
Para quem prefere manter a identidade da CB, essa aqui é uma bela fonte de inspiração:
Aqui embaixo, uma Bratstyle, sendo que a segunda tem forte influência Bobber. Infelizmente não encontrei mais fotos das duas: 

Outra inspiração, até meio improvável, é criar um Scrambler usando a Honda 400 (por causa do peso). Mas os caras fizeram:
Essa aqui é uma proposta de versão Cafe Racer de concepção mais clássica e sem grandes modificações na estrutura:
E para finalizar, aqui temos uma CB onde a parte traseira do chassi foi refeita.
 
A percepção nesse quase um ano de Garagem Cafe Racer é que lá fora a CB 400 (e suas irmãs de 250 e 450 cilindradas) está sendo cada vez mais descoberta como opção bacana de customização. E para seguir o assunto, na próxima semana, farei uma compilação de alguns os projetos nacionais (alguns prontos, outros em andamento, para ajudar a você que pretende montar uma CB Cafe Racer.  Até mais!

22 comentários:

  1. Muito bacana cara.
    Estou montano a minha aqui aos pouquinhos, sempre é bom ter referencias.
    Tenho pesquisado bastante essas modificações, principalmente o quadro.
    Parabéns pelo blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Show de Bola...
    Como podemos notar a CB e uma motoca que aceita diversas modificações, de leves mudanças as mais radicais. Só sei de uma coisa quando se entra num projeto ele nunca mais termina é um tesão ver sua idéia virando realidade.

    ResponderExcluir
  3. Bom post...da pra ver que Cafe Racer não é só aquele padrão rabeta + linha reta, e sim uma posição de pilotagem mais esportiva e o mínimo de partes pra torna-la mais leve.

    ResponderExcluir
  4. Me desculpa... mas depois dessa (que foi feita no Brasil), não tem para ninguém

    http://cmartins1963.tumblr.com/image/69797213652

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa na verdade é uma CB 350 com o motor 450. E por incrívelk que pareça, o Matheus vai desmontar ela e recria-lá, vendendo a rabeta, rodas e outras coisinhas...

      Excluir
  5. A cb 400 a segunda, do jasin atm motorcycles, utiliza o tanque original cortado? eu estou montando a minha e quero me inspirar na moto dele! o quadro não me parece cortado, eu joguei a foto para descobrir e está 6cm se não me engano menor do que o meu! minha cb é uma 83 já brazuca! espero poder terminar logo! valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que esse tanque é gringo, ja vi ele em varias cbs de fora do pais e ja procurei mas não sei de que moto é...alguém sabe????

      Excluir
  6. Continuando... Parabéns pelo blog, eu curto muito as postagens! Eu vi que na grinda, o pessoal chama a cb400 daqui com o termino em T ou N e o tanque é arrendondado e prox ao banco ele é em diagonal, diferente do nosso que é reto! eu estou me inspirando nesta moto aqui também, que é de santos inclusive e não sei se já foi vendida: http://bimg1.mlstatic.com/kawasaki-kz750-twin-1979-custom-cafe-racer-scrambler-tracker_MLB-F-5096800425_092013.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá foram lançadas essas duas versões, T e N que são um pouco diferentes.

      Excluir
  7. O que acha que ficaria mais legal com o guidão pro taper, um tanque de uma cg 83, para dar um ar slim, ou de uma yamaha rx180 ou tx500 ou até mesmo da cb200 com o motor preto e o banco cafe racer mais classico sem o monoposto, somente o banco fino em couro preto com costuras da cor do tanque! o que me indica! estou na fissura do não sei o que colocar, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas opções são bacanas. O lance é ver o que te agrada mais, se Bratstyle ou Cafe Racer.

      Excluir
  8. Douglas vc poderia postar algo referente a legislação ou a como proceder para legalizar (acertar a documentação) a documentação de motos cujos quadros foram alterados... seria uma boa mesmo e de grande valia para quem quer modificar o quadro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou devendo uma postagem a respeito mesmo. Mas em em breve rola.

      Um abraço.

      Excluir
  9. Pessoal, quero montar minha Café Racer usando a CB 400/450 de base. Não tenho intenção de nada extravagante, apenas colocar a mecânica perfeita, modificar tanque, banco e rabeta, lógico levando-se em conta pinturas, e alterações menores. Quem pode me indicar uma oficina confiável com preço bom no Rio ou Niterói e São Gonçalo?
    Tem uma noção do custo total da customização além da aquisição da moto?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Vejam essa CB400
    http://www.caferacerkits.co.uk/the-cafe-racer-kit/superdream-cafe-racer/

    ResponderExcluir
  11. Douglas, tudo bem? Para fazer uma brat com uma CB400, quais as limitações de aro/pneu que posso utilizar sem ter que mexer na balança do quadro? Essa é uma proporção que me agrada http://makineira.files.wordpress.com/2012/07/20120702-233613.jpg ou essa aqui também https://www.flickr.com/photos/john_colby/7298500704/in/pool-1527888@N25%7Cjohn_colby

    Obrigado e parabéns pelas postagens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal na traseira usa o pneu 130 ou mesmo o 140, mas removendo o cavalete central. Essa CB 450 é uma referência, mesmo depois de alguns anos... creio que dê para chegar num resultado parecido, principalmente se refizer o sub frame.

      Abs

      Excluir
  12. Cara, toda CB 400 q eu vejo costumizada tem um pneu diferente... Douglas, vc teria uma opinião sobre qual seria o melhor pneu contemporâneo p/ adaptar nas rodas originais da CB?

    ResponderExcluir
  13. Eu sei que hj uma CB 400 nao é tao cara como se parece, mas quanto ficaria em media para customizar uma? Meu avo tinha uma e nos pensamos em mexer nela para ficar precido com uma dessas.

    ResponderExcluir
  14. Estou criando uma tbm! De inicio seria uma cafe, depois uma scrambler pela dificuldade de modificar o quadro, acabou que vai virar uma cafe Scrambler;;; vou manter o quadro e criar um banco que siga o contorno do quadro... consegui um tanque quadrada semelhante ao original porem bem pequeno... como não tenho muito pra investir, não vou modificar as rodas e vou manter as da 400 mesmo. a frente tbm modifiquei e coloquei bengalas e mesa de uma outro moto, ficou mais robusta a frente. E tirei daqui algumas ideias bem legais pra fazer na minha!! Muito bacana a pagina de vocês!!! parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos alguém pode passar um contato do local onde customiza uma CB400 ,luiz_andrade38@hotmail.com, obrigado.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.