quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CB 500 by Renato Rangel

Essa CB 500 apareceu no ano passado anunciada em um site de vendas e causou certo furor nas redes sociais e até já figurou aqui na Garagem, quando comentei brevemente sobre ela. Mas com o passar dos meses, felizmente encontramos o criador da maquina, que é o Renato Rangel, da Oficina Legnar Concept, de Ribeirão Preto e agora poderemos descobrir toda a história dessa moto e muito mais detalhes sobre essa bela máquina.

Segundo o Renato, a paixão dele por Cafe Racers é antiga e ele aos poucos já estava se preparando para criar a sua Cafe Racer. Bem, é melhor deixar o próprio Renato contar com suas palavras essa história:

"O caso da Café Racer, é antigo, sempre quis fazer uma. cetta vez tive uma XT 600 motard, e quando vendi ela, guardei as rodas raiadas já pensando na Café, e depois de um tempo apareceu uma suspensão completa de R1, guardei também.

com o passar dos anos, apareceu negocio em duas motos pequenas que tinha na empresa, e nisso surgiu a CB 500, que analisando o custo beneficio, é uma moto que daria uma excelente Café Racer, pois tem um estilo mais retro, e com um ótimo motor.

Peguei ela em uma sexta-feira, convidei minha esposa para dar uma volta, dizendo que só era essa volta, pois na segunda-feira ela estaria indo para uma cirurgia plástica, e depois de pronta só andaria uma pessoa. Mas não deu para dar essa voltinha. Então..."

Ou seja, nosso amigo deve ter comprado uma bela briga com a patroa. Mas pelo que vemos, essa briga valeu muito a pena. Pois o acabamento desse projeto não fica devendo nada a motos feitas na Europa e EUA, as quais ficamos babando. Como não se impressionar com essa pintura inspirada em antigos aviões de combate, extremamente realista?
Ainda nessa imagem, podemos ver parte da rabeta de Aço Inox, feita pelo próprio dono da moto. Se você gostou, o Renato está fazendo rabetas semelhantes sob encomenda. Na foto abaixo podemos ver que essa rabeta é basculante e oculta a bateria da moto e alguns elementos do sistema elétrico. Muito bem bolado! 
Na foto abaixo dá pra ter uma melhor noção da traseira da moto e das belas rodas raiadas herdadas da antiga XT Super Motard:
Um ponto "não tão impressionante nessa foto são os espelhos, os quais o Renato afirmou que já estão sendo trocados. Ainda nessa foto você pode ver o belo sistema de exaustão e os discos de freios em formato margarida.
Outro ponto alto desse projeto é o uso certeiro de aço inox em diversos pontos da moto. A combinação ficou extremamente feliz visualmente (segundo o dono, as molas do amortecedor traseiro estão vermelhas agora e os piscas foram mudados devido a legalização da moto). Ainda nessa foto acima e na foto a seguir você pode ver a bela suspensão de R1.
Alguns detalhes foram mantidos praticamente originais. O maior exemplo é o tanque, que apenas teve as orelhas "cortadas" e a tampa substituída. Nessa foto ainda é possível ver que a moto tem inúmeros detalhes que dariam varias postagens para a seção Detalhes, aqui do blog. Trabalho irrepreensível mesmo.
A aerografia feita, de fato, é de chorar de tão foda.

Ainda segundo o Renato, a dirigibilidade que era boa, melhorou:

"O resultado é que ela ficou ótima de andar, e onde passo, perguntam que moto é, pois não parece nada com a CB-500 original, só levando uma pessoa, e a esposa reclama... fazer o que ..."

Pela cara do Renato ai embaixo junto a seu filho, dá para ver que a "incomodação" com a patroa de fato valeu muito a pena... 

14 comentários:

  1. Parabens, pela criatividade e acabamento. Bela moto, esta se transformou!

    ResponderExcluir
  2. Está muito longe do meu gosto pessoal. Mas independente disso parabenizo pelo esmero do trabalho. Percebe-se grande cuidado com os detalhes e acabamento.

    ResponderExcluir
  3. eu sou supeito, gosto das cafe's, mas essa, nem nos sites grigos vi igual, parabéns.
    uma pergunta, esta ponteira, também foi feita pelo renato? tem o site dele?
    abraço
    americo.ney@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigado a todos, pelos elogios e criticas, realmente foi tudo feito com muito carinho, em especial o escape, por jogar a peladeira para traz, tive que fazer um novo, fiz o design, e um cara aqui em Ribeirão especializado em fazer escapes de motos fez, dei a chapa de inox, e ele fez a arte, o som ficou um pouco mais forte que o original, e deu mais rendimento.
    Abraços. Renato Rangel.
    Tenho um face : https://www.facebook.com/legnarconcept, tem mais fotos.

    ResponderExcluir
  5. Andei nessa moto, dirigibidade firme, segura e muito boa, som do escape é bem diferente, animal. Valeu Renato parabéns pelo capricho. abraço ! Paulo

    ResponderExcluir
  6. parabéns pela café ficou show brother meu estilo é cafe to montando em uma cb 400 1983 só que acabei fugindo um polco do estilo por causa da dona encrenca que curte pega estrada na garupa comigo....tenho uma duvida na minha eu uso o motor da cb 500 rsss mais devido eu pega estrada sempre com ela o mecânico mim aconselho a manter filtro de ar original devido desempenho... notei que vc deve usar filtro esportivo...como a sua moto esta si comportando ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigado, realmente, tirei todo sistema de filtro original, que é muito grande, para tirar tem tirar também os dois carburadores, e coloquei dois filtros esportivos, fica bem encostado no tanque, levei em uma oficina ( Tato Motos ), especializada em competição, para afinar, ficou boa, engasga um pouco a 3.000 giros, mas depois afina, e fica ótima, o Tato disse que da para afinar mais, e só levar de novo lá, mas dizem que o original fica melhor, mas é feio.... Abraço. Renato.

      Excluir
    2. obrigado pela atenção imaginei mesmo que seria algo do tipo em relação ao filtro esportivo em baixa engasga e em alta fica normal valeu abraço...

      Excluir
  7. Eu passo fuçando em sites olhando CRs e nunca vi uma moto dessa linha (moderna) tão linda, parabéns ao Renato e a Legnar pelo trabalho primoroso e criativo, a pintura é realmente uma obra de arte. Lucio - Bagé

    ResponderExcluir
  8. Lucio e amigos, obrigado pelos elogios, se gostarem posso enviar fotos de como ela esta agora, com algumas modificações, é só enviar email que mando as fotos.
    particularrenato@oticarangel.com.br
    Abraço.
    Renato.

    ResponderExcluir
  9. Sem comentários... ficou perfeita!!!

    ResponderExcluir
  10. Quanto gastou em documentação, para legalizar a moto?

    ResponderExcluir
  11. Nossa, uma das máquinas mais bonitas que já vi, parabéns é pouco, realmente um lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Adoramos o trabalho realizado. Ficou muito bacana. Parabéns!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.