quarta-feira, 21 de maio de 2014

Filosofo de Cafe: Nostalgia


Segundo definição dada pela autora Svetlana Boym, Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada com um desejo sentimental de regresso impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais. A palavra vem do grego νόστος (nóstos - "reencontro") e ἄλγος (álgos - "dor, sofrimento"). 

Vendo essas fotos, creio que você e eu sentimos o mesmo sentimento que o poeta descrevia como "saudades daquilo que não vivi". Por hora apenas faço o questionamento a respeito disso. E ai, na sua opinião, por que sentimos esse apreço por um estilo de vida já tão longínquo?

2 comentários:

  1. pelo menos para mim não tem a ver com o estilo de vida mas a nostalgia vem quando vejo essas fotos e lembro de uma época a uns anos atras e lembro de quando tinha um bicicleta simples, salada de peças e sempre saia com os amigos para dar aquela volta e curtir o rolé feliz... é como se o cafe racer fosse só mais uma das formas de fazer isso!
    -inovisk

    ResponderExcluir
  2. Essas fotos antigas sempre me dão uma boa impressão. Parece que as pessoas eram mais simples e inocentes. As motos ,pelo menos ,eram mais simples e divertidas.
    Por esses motivos, tenho a impressão,talvez falsa, de que o mundo era melhor. Daí a "saudade do que não viví".

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.