Cafe Racer na Pratica: Harley Davison Sportster
Uma das motos que mais vemos sendo customizada mundo a fora, são as valentes HD Sportster. Tanto como Bobber, Chopper e mais recentemente, como Cafe Racers. A moto é sim uma boa opção, mas é preciso observar alguns detalhes.

Foto: Old Dog Cycles
Desde que foram lançadas, as Sporster como o próprio nome já diz, buscavam essa pegada mais esportiva em comparação as Harley Davidson de maior cilindrada, que eram bem mais paquidérmicas. Com o passar do tempo, a linha sporster foi se tornando uma das preferidas para costumizações, bem como a própria Harley utiliza a mesma base da 883 para a sua XR 1200, que tem uma pegada esportiva e mais próxima das Cafe Racer.
Repare: Suspensão elevada e defletor de ar no tanque são elementos importantes no projeto XR.
Ou seja, dá pra ver que é possível deixar a Sporster com um visual bem próximo de uma Cafe Racer, mas é preciso observar alguns detalhes que veremos a seguir.
Chassis:
Temos que observar que a 883 originalmente tem um perfil que não favorece em nada o visual Cafe Racer: Tanque alto e inclinado, acento baixo e posição de pilotagem relaxada. Ou seja, é necessário dar uma olhada no chassis e ver as possibilidades.
Ai está o danado. Abaixo, a vista com o motor, para dar uma ideia melhor de como ele fica.
Ou seja, isso explica muito o fato do muitos projetos ficarem com a frente extremamente elevada. Eu até gosto do ar de alguns projetos, como os do Roland Sands, como você vai ver ai embaixo. A moto esbanja personalidade e eu acho ela incrível, mas peço que você observe o video a seguir com calma.
A moto quebra com a clássica regra "Tanque e banco alinhados" e mesmo sendo linda demais, a ergonomia não é das mais adequadas, especialmente para quem não for baixo.
Eu acho esse tipo de personalização ótima para quem não quer ir a fundo nas modificações e que de quebra se der bem com essa ergonomia. Mas saiba que há soluções para contornar essa característica.
Equalizar frente e traseira: Assento e tanque de combustível, suspensões...
O caminho a seguir quando se busca um visual clássico Cafe Racer ou mesmo um visual mais esportivo está em equalizar essa diferença entre a frente alta da moto e a traseira baixa e existem algumas formas para se conseguir isso, com resultados diversos. A moto feita pelo Carlos Rodrigo Moraes Salles é um bom exemplo: O tanque original foi retrabalhado no túnel interno, deixando o com o visual mais harmônico.

O resultado foi um visual mais longilíneo no tanque, junto ao banco em fibra tem uma base alta, compensando o desnível do chassis. O posicionamento ficou muito bom e a moto obedece a regra aplicada as Cafe Racers: Tanque e banco alinhados.
Porém na maioria dos casos o pessoal prefere manter um certo desnível entre tanque e banco, com resultados bacanas. Essa 883 feita pela Oficina Italiana Passion 4 Custom abaixo já apelou para um tanque bem mais baixo e menor. Compromete a autonomia, mas ficou muito bom.
Roland Sands criou algumas belas motos com essa características:
Só que novamente, o posicionamento do piloto em ambos os projetos não é dos melhores. Se você estiver pronto para fazer um sacrifício em pró do estilo. Uma solução para atenuar isso seria buscar um posicionamento recuado das pedaleiras. Outra questão a ser trabalhada, foi destacada pelo Bayer, do Old Dog Cycles: O acerto de suspensões.
Imagens: Old Dog Cycles
Veja a diferença de ângulos em ambas as balanças: Como o Bayer destacou, no caso da Iron, o amortecedor curto e deitado dá esse visual mais baixo atrás e compromete a performance, devido as compressão que as molas recebem nas acelerações serem mais críticas. No caso da XR, com sua proposta mais esportiva, perceba que o ângulo é diferente, com a traseira mais alta. E de quebra temos uma melhora no visual, para a proposta Cafe Racer.
No caso dessa Sporster vermelha a opção foi por uma moto com bom ângulo de inclinação: a suspensão traseira foi erguida e o subchassi cortado, mas a suspensão dianteira foi mantida alta. Alguns projetos optam por rebaixar a dianteira também. Uma dica dada pelo Bayer é usar amortecedores de CB 500.
Imagem: Old Dog Cycles
Outro bom exemplo para atingir um visual agradável foi encontrado nessa Sportster feita pela Deus Ex Machina:
No caso dessa moto, a suspensão traseira é mais alta, a roda traseira é 18" e o tanque é de Yamaha SR 400, além do chassi "capado"e da pedaleira reposicionada. Ficou muito bom.
Ou seja, customizar as Sporster é um assunto longo e que nessa postagem não se encerra. Existe muita coisa surgindo e muitos projetos e também não se trata de dizer o que é certo ou errado. Mas esse são aspectos a serem observados em um projeto Cafe Racer ou mesmo que misture estilos de customização, justamente com questões de quão longe quer se ir e quanto se pode gastar. Para encerrar, vou deixar imagens de alguns projetos "de babar".
Alguém sabe onde encontrar e preço aproximado desses pneus firestone da moto da capa?
ResponderExcluirDefinitivamente a Sportster não seria minha escolha para uma Cafe Racer, mas tem algumas soluções acima bastante interessantes.
ResponderExcluirReginaldo Tenório
Uma moto complicada.
ResponderExcluir.
Em motos custom tipo longa e baixa etc você fica numa posição de pilotagem mais sentado (relaxado).
E em motos mais esportivas você fica numa posição mais montado (arcado e com pés recuado).
.
Na Sportster você está sentado demais para um cafe e montado demais para uma bobber.
Agora, se eu tivesse uma sportster e estivesse pensando em transforma-la em Cafe Racer, essa moto da primeira foto (tanque laranja) seria minha base. Só tentaria recuar mais "os pedais" para algo mais racing.
ResponderExcluir.
No mais está linda.
Estou louco para ver o resultado dessa XL 1200 da CRD.
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=648686858514640&set=pb.130435487006449.-2207520000.1403571848.&type=3&theater
Muito interessantes as motos! Achei um estilo bem diferente, mas muito bonito!
ResponderExcluir