quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cafe Racer na Pratica: Harley Davison Sportster

Uma das motos que mais vemos sendo customizada mundo a fora, são as valentes HD Sportster. Tanto como Bobber, Chopper e mais recentemente, como Cafe Racers. A moto é sim uma boa opção, mas é preciso observar alguns detalhes. 

Foto: Old Dog Cycles
Desde que foram lançadas, as Sporster como o próprio nome já diz, buscavam essa pegada mais esportiva em comparação as Harley Davidson de maior cilindrada, que eram bem mais paquidérmicas. Com o passar do tempo, a linha sporster foi se tornando uma das preferidas para costumizações, bem como a própria Harley utiliza a mesma base da 883 para a sua XR 1200, que tem uma pegada esportiva e mais próxima das Cafe Racer.
Repare: Suspensão elevada e defletor de ar no tanque são elementos importantes no projeto XR.
Ou seja, dá pra ver que é possível deixar a Sporster com um visual bem próximo de uma Cafe Racer, mas é preciso observar alguns detalhes que veremos a seguir.

Chassis:

Temos que observar que a 883 originalmente tem um perfil que não favorece em nada o visual Cafe Racer: Tanque alto e inclinado, acento baixo e posição de pilotagem relaxada.  Ou seja, é necessário dar uma olhada no chassis e ver as possibilidades.
Ai está o danado. Abaixo, a vista com o motor, para dar uma ideia melhor de como ele fica.
Ou seja, isso explica muito o fato do muitos projetos ficarem com a frente extremamente elevada. Eu até gosto do ar de alguns projetos, como os do Roland Sands, como você vai ver ai embaixo. A moto esbanja personalidade e eu acho ela incrível, mas peço que você observe o video a seguir com calma. 
A moto quebra com a clássica regra "Tanque e banco alinhados" e mesmo sendo linda demais, a ergonomia não é das mais adequadas, especialmente para quem não for baixo.
Eu acho esse tipo de personalização ótima para quem não quer ir a fundo nas modificações e que de quebra se der bem com essa ergonomia. Mas saiba que há soluções para contornar essa característica.

Equalizar frente e traseira: Assento e tanque de combustível, suspensões...
O caminho a seguir quando se busca um visual clássico Cafe Racer ou mesmo um visual mais esportivo está em equalizar essa diferença entre a frente alta da moto e a traseira baixa e existem algumas formas para se conseguir isso, com resultados diversos. A moto feita pelo Carlos Rodrigo Moraes Salles é um bom exemplo: O tanque original foi retrabalhado no túnel interno, deixando o com o visual mais harmônico. 
 
O resultado foi um visual mais longilíneo no tanque, junto ao banco em fibra tem uma base alta, compensando o desnível do chassis. O posicionamento ficou muito bom e a moto obedece a regra aplicada as Cafe Racers: Tanque e banco alinhados.
Porém na maioria dos casos o pessoal prefere manter um certo desnível entre tanque e banco, com resultados bacanas. Essa 883 feita pela Oficina Italiana Passion 4 Custom abaixo já apelou para um tanque bem mais baixo e menor. Compromete a autonomia, mas ficou muito bom. 
Roland Sands criou algumas belas motos com essa características:
Só que novamente, o posicionamento do piloto em ambos os projetos não é dos melhores. Se você estiver pronto para fazer um sacrifício em pró do estilo. Uma solução para atenuar isso seria buscar um posicionamento recuado das pedaleiras. Outra questão a ser trabalhada, foi destacada pelo Bayer, do Old Dog Cycles: O acerto de suspensões.
Imagens: Old Dog Cycles
Veja a diferença de ângulos em ambas as balanças: Como o Bayer destacou, no caso da Iron, o amortecedor curto e deitado dá esse visual mais baixo atrás e compromete a performance, devido as compressão que as molas recebem nas acelerações serem mais críticas. No caso da XR, com sua proposta mais esportiva, perceba que o ângulo é diferente, com a traseira mais alta. E de quebra temos uma melhora no visual, para a proposta Cafe Racer.
No caso dessa Sporster vermelha a opção foi por uma moto com bom ângulo de inclinação: a suspensão traseira foi erguida e o subchassi cortado, mas a suspensão dianteira foi mantida alta. Alguns projetos optam por rebaixar a dianteira também. Uma dica dada pelo Bayer é usar amortecedores de CB 500.
Imagem: Old Dog Cycles
Outro bom exemplo para atingir um visual agradável foi encontrado nessa Sportster  feita pela Deus Ex Machina:
No caso dessa moto, a suspensão traseira é mais alta, a roda traseira é 18" e o tanque é de Yamaha SR 400, além do chassi "capado"e da pedaleira reposicionada. Ficou muito bom. 
Ou seja, customizar as Sporster é um assunto longo e que nessa postagem não se encerra. Existe muita coisa surgindo e muitos projetos e também não se trata de dizer o que é certo ou errado. Mas esse são aspectos a serem observados em um projeto Cafe Racer ou mesmo que misture estilos de customização, justamente com questões de quão longe quer se ir e quanto se pode gastar. Para encerrar, vou deixar imagens de alguns projetos "de babar".
 

6 comentários:

  1. Alguém sabe onde encontrar e preço aproximado desses pneus firestone da moto da capa?

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  2. Definitivamente a Sportster não seria minha escolha para uma Cafe Racer, mas tem algumas soluções acima bastante interessantes.
    Reginaldo Tenório

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  3. Uma moto complicada.
    .
    Em motos custom tipo longa e baixa etc você fica numa posição de pilotagem mais sentado (relaxado).
    E em motos mais esportivas você fica numa posição mais montado (arcado e com pés recuado).
    .
    Na Sportster você está sentado demais para um cafe e montado demais para uma bobber.

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  4. Agora, se eu tivesse uma sportster e estivesse pensando em transforma-la em Cafe Racer, essa moto da primeira foto (tanque laranja) seria minha base. Só tentaria recuar mais "os pedais" para algo mais racing.
    .
    No mais está linda.

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  5. Estou louco para ver o resultado dessa XL 1200 da CRD.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=648686858514640&set=pb.130435487006449.-2207520000.1403571848.&type=3&theater

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  6. Muito interessantes as motos! Achei um estilo bem diferente, mas muito bonito!

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