quarta-feira, 4 de junho de 2014

Malévola


Um dos projetos mais insanos dos feitos recentemente, é orgulhosamente é brasileiro. Obra de conclusão de curso do designer de produto Mariano Lopes de Araujo, é uma interessante interpretação sobre o tema Cafe Racer (apesar que a considero uma StreetFighter). Mas de qualquer forma, é o projeto mais ousado que já vi usando a mecânica de CB 400.

Segundo o designer, a concepção dessa moto foi preencher a lacuna que até pouco tempo dava a tônica do nosso mercado: Se hoje temos uma opção intermediaria de motos entre as 250/300 e a 600, no caso a nova CB 500, na época desse projeto não havia nenhuma opção nessa faixa. Então a ideia foi produzir um modelo que cobrisse essa lacuna, e ao mesmo tempo que o projeto foi se desenrolando, a estética "Cafe Racer" foi uma opção, devido a ser um nicho pouco explorado no Brasil, mas muito forte lá fora. Bem, vou deixar o próprio Mariano contar um pouco sobre os detalhes técnicos da Malévola:

"A idéia foi de criar uma moto com diferencial, técnico e estético, fazendo o uso de materiais modernos com Duroalumínio, Fibra de carbono, Leds entre outros. A Suspensão dianteira é do tipo Girder em duroalúminio com amortecedor com regulagem de 10 níveis. A suspensão traseira é mono amortecida em duralumínio do tipo monobraço com regulagem de 10 níveis. A transmissão por correia dentada. Pesquisei e não encontrei um projeto similar com roda raiada, monobraço e tração por correia dentada. O tanque é de alumínio, os  paralamas dianteiro e traseiro e a rabeta foram feitas em Fibra de Carbono."
Moto no processo de protótipo
Praticamente toda moto foi desenvolvida do zero, salvo o motor e parte do chassi, que vieram de uma CB 450 ano 87. O trabalho feito no motor consiste na troca do eixo de comando de válvulas, com o objetivo de melhorar o torque. Além disso, a moto ganhou filtros esportivos voltados para frente, para melhor captação de ar e escapamento mais "livre" confeccionado em aço inox.
Todo projeto foi pautado na redução de peso, centralização de massas e baixar o centro de gravidade Motor usado no projeto foi de uma CB 450 - 87"
Esse projeto teve a participação de uma equipe que o Mariano fez questão de mencionar: Leandro, que ajudou na pintura, elétrica e montagem;  Marcelo que fez a usinagem, soldagem e também participou da montagem e por fim o próprio Mariano, que foi responsável pelo desenho, protótipo, parte da usinagem e soldagem e a laminação das peças em fibra.
Esse não é o ultimo projeto do Mariano. Ele está finalizando uma outra Cafe Racer a partir de uma CB 400 e iniciando uma customização estilo chopper de uma Harley Davidson Road King ano 97. Se estes projetos seguirem esse elevado nível, logo teremos um nome que fará muito sucesso lá fora.

10 comentários:

  1. tenho o prazer de ser o primeiro a postar e dizer!!!

    insano!!!!


    kalom.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Parabéns ao designer! É difícil ver um trabalho desses aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito foda, muito muito foda. Coisa difícil de ver no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. http://olddogcycles.com/2014/02/projeto-malevola.html

    Se(veja bem, SE), este post foi usado como referência, deveria ao menos ter sido citado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postagem dessa projeto foi feita antes pelo amigo Bayer. Mas vc pode ver que eu tenho fotos a mais do que a postagem dele.

      A verdade é que eu e o Bayer recebemos o mesmo material (texto e imagens) do customizador. Eu mesmo optei por "dar um tempo" para postar sobre a moto.

      Abs.

      Excluir
    2. Me atentei a esse detalhe da "fonte" e esqueci o que realmente importa.


      Ainda em tempo: projeto sensacional, tantos detalhes, qualidade... Imagino a concepção da idéia, tentativas, erros e acertos. Parabéns ao idealizador! Como dizem por aí, essa moto ficou "gringa".

      O importante é continuar divulgando, para inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo.

      Excluir
    3. Com certeza, é bom que se atente para a fonte.

      Mesmo quando eu posto material de fora, geralmente passo o link da matéria original. Pois a ideia é essa mesmo, continuar divulgando nossas queridas Cafes.

      Abraços

      Excluir
  5. Parabéns e muito sucesso meu camarada!

    ResponderExcluir
  6. ola, gostaria de saber onde encontro uma balança monobraço,tenho intenção de colocar em minha moto.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.