terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Detalhes: Farol com X

Para quem não sabe o significado do "X" feito com fita isolante nos faróis, segue a explicação.
A teoria mais aceita é que o "X" era usado nas pistas, competições e mesmo nos rachas pelo fato de os faróis serem de vidro e  assim sendo, em qualquer choque ou tombo, o resultado era um bocado de cacos de vidro devido ao estilhaçamento, que obviamente tinham potencial para furar pneus, e no caso das motos, o couro dos pilotos...

Um paliativo para isso era colar o "X"em fita: No caso de o farol quebra, os cacos de vidro continuariam ali, dependurados em grande parte. Já nas Scrambler, o mais comum era usar a grade, que protegia o o vidro de pedradas e pancadas.
Se hoje em dia o uso dessas máquinas não é mais tão "racing", fica o recurso de estilo. 

18 comentários:

  1. Sabe, uma coisa que me incomodo, muitas vezes, é o sujeito usar algo apenas para seguir uma tendência. Penso que muitos coloquem essa parada no farol apenas porque viu e achou legal, ou porque acha que fazendo assim vai estar mais alinhado com o "movimento" cafe racer etc...
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    Eu nunca achei bacana essas fitas. E esteticamente é de gosto extremamente duvidoso. Por isso suspeitava que essas fitas horrorosas não fossem apenas questão de estilo (Vai saber, afinal, existe gosto pra tudo).
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    Um dia num post aqui mesmo tinha a foto de uma Cafe Racer com essas fitas no farol. Perguntei pra que servia e alguém me respondeu justamente isso aí: Pra reter estilhaços de vidro em caso de queda etc.
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    Embora hoje olhe com olhos diferente para isso, e embora tenha alguma funcionalidade - teórica, na prática ainda duvido que seja algo eficiente - ainda assim é um recurso que não usaria. Não porque ache esteticamente ruim, mas porque, como disse, duvido de sua eficiência.
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    Aliás, ótimo post.

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    1. De fato, eu pessoalmente não colocaria em um projeto meu, mas é um recurso clássico.

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    2. realmente é horrivel

      http://a1.espncdn.com/photo/2014/1118/block_mustang.jpg

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  2. Atualmente vejo muita gente colocando as fitas nos faróis de hood rides e afins, e imagino que muitos não saibam o real motivo disso. Faz sentido colocar nas motos, apesar de eu também não achar bonito, mas em carros é totalmente desnecessário.

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  3. Ficou uma dúvida: não atrapalha a luminosidade noturna?

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  4. eu usaria, mas na verdade como realmente é um adereço de menor importancia em uma cafe racer, seria mesmo como uma brincadeira.

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  5. Theseu Leonardo Rodrigues3 de dezembro de 2014 16:34

    Acredito que hoje em dia sirva mais para uma "facil identificação" do estilo que o piloto curte do que msmo seguir uma tradição ou tendencia.
    Eu particularmente tambem nao curto nao...

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  6. Theseu Leonardo Rodrigues

    disse tudo.

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  7. Eita, esse post rendeu bastante comentário. Gostei do post porque ele traz algo de conhecimento, cultura.
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    Eu gostaria, humildemente, de sugerir que se faça outro post sobre farol. Só que dessa vez gostaria de saber sobre a utilidade real da pestana ou pala de farol.
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    Já li alguma coisa por aí, mas não me convenceu totalmente. Funcional na teoria, já na prática....
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    Assim, na real penso que seja algo quase inútil, assim como o "X". Porém, diferentemente do "X", a pestana eu acho bem estilosa.

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  8. QUAL A POSSIBILIDADE DE CONVERTER UMA YAMHA 125 FACTOR ?

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  9. MORO EM BELEM DO PARA, ONDE ENCONTRO RECURSOS E MAO DE OBRA PARA UM PROJETO ?

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    1. Desconheço a cena ai, mas sim, é possível fazer uma Yamaha Factor. Mas vai precisar ter criatividade.

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    2. O pessoal da Bendita Macchina trabalha direto com Factors. Eles pegam a moto zero e convertem. Então, possível, é.

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  10. Caramba, só respeitem o gosto dos outros...
    Cada um tem o seu...
    Vivemos em uma democracia, o gosto do cara é do cara, cada um se preocupe com o seu!

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  11. Bom, não vou dizer que esse post esta errado, mas a teoria que faz mais sentido é de que na época das corridas de rua entre Cafés a fita era colocada apenas em uma moto, para diferencia-las, uma vez que todas elas eram extremamente parecidas e nas "tretas" dos pilotos o pessoal se perdia entre qual é qual. Até porque, dizer que a fita vai segurar estilhaços na minha opinião é besteira..

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  12. Eu curto a fita em "X". Além de distinguir uma típica CR tem utilidade, pode até não ser tão eficiente, mas o charme compensa.

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  13. Gostaria de saber se é permitido por lei

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  14. pode ser usado na estrada ?]

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