quarta-feira, 11 de março de 2015

CB 450 by Marcus Tomaselli

Desde que comecei a escrever aqui no blog, tenho percebido uma grande evolução nos projetos nacionais. Por exemplo, se vocês compararem os primeiros projetos mostrados aqui no blog e comparar a nossas criações, se verá uma boa evolução na média. A maioria dos projetos é muito bonita, como a CB dessa matéria, a segunda criação do Marcus Tomaselli, que já exibiu aqui no Garagem o seu primeiro projeto, uma CG 125.

Repare no longo escape Sarachú 2x1: Prefiro escapes mais curtos, mas esse é longo, conforme o gosto do dono, que afirma que o ronco é muto bonito devido a isso.
A receita é aquela mesma, eficiente e que algumas vezes mostrei aqui: A base original de chassi e ciclística é mantida, mas o trabalho é feito na carroceria. No caso dessa bela CB, o tranque é de uma CB 360, o banco foi trocado por feito pela famosa loja "Pedrinho Bancos".
O acabamento do banco é muito bom, e também é possível perceber que o trabalho de ocultação do sistema elétrico é bem satisfatório, que agora usa uma bateria selada apenas. O farol é original de CB, mas teve o suporte reposicionado. Piscas e sinaleiras são modelos importados. 
O guidão, inicialmente era um Tomaselli, como recomendaria o clan do dono da moto...  mas como a moto é usada no dia a dia, a opção foi trocá-lo por um guidão com risers baixo, opção muito mais confortável. Porém apesar de mais alto, a parte da frente é agradável aos olhos, devido aos relógios de CG e as manoplas Bitwell.
Ou seja, se a ideia é criar uma moto Bratstyle ou Street Tracker, a CB é das mais recomendáveis: A CB é uma moto simples e muito moto gostosa de ser guiada mais calmamente, aproveitando as boas retomadas, mas é inegável que a CB possuí algumas limitações: Se a ideia é raspar pedaleiras, logo o projeto do seu chassi mostra o peso da idade, principalmente por ser concebido numa época que os japas apenas engatinhavam na arte de fazer grandes chassis...  rodas e freios também são problemas. Mas no caso do Marcus, um upgrade no sistema de freios com aeroquip e rodas raiadas estão no planos.
A verdade é que "a receita do bolo"está aí: Uma moto bonita, de baixo custo de customização e diferenciada da maioria das motos que rodam por ai e com cara de anos 60 e 70. A tendência é que cada vez mais vejamos projetos com CB´s semelhantes a esse ai (que mudem ou outro detalhe, mas que serão a mesma coisa no grosso modo). Eu mesmo, por vezes me sinto tentado a seguir esse rumo, pois meu projeto patina por falta de verba e essa é uma solução simples e certeira e fica muto bonita de fato.  Mas a grande graça da customização é transpor, criar receitas, ir além...

9 comentários:

  1. Uma moto como esta, precisaria aparecer no documento que foi customizada, ou pode andar com ela normal sem alterar nada no documento?
    Ficou muito bonita esta moto, parabéns.
    Abraço

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    1. Essa moto não passa no detran porque é proibido alterar o tanque de combustivel (no caso, usar de outra moto)abraço!

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  2. com certeza precisa passar pelo detran.

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  3. Muito legal. Com rodas raiadas ficaria ainda mais interessante.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Tenho uma cb 400 ano 1980 e tenho pensado em fazer uma transformação ao estilo dessa da matéria. Alguém sabe me orientar como devo proceder junto ao detran para legalizar a moto? Obrigado.

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    1. Banco, amortecedores, garfos, farois, painel, guidão, e tipo de paralamas tem alteração livre, apenas precisando ir la pra registrar. Trocar o tanque de combustivel como nessa moto, só passa no detran na ilegalidade

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  6. Modificações como essas são perfeitamente legalizáveis.

    http://www.garagemcaferacer.com.br/2014/01/modificar-as-motos-e-legal.html

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  7. Poderia dizer quanto custou tais modificações pra que ela possa ser considerada baixo custo? Penso em customizar minha 125, mas dependendo do baixo custo poderia investir numa cb400 pra fazer um projeto tão elegante quanto esse. Obrigado

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