CB 400 Shine
Essa moto é uma máquina muito especial, criação do meu brother Marcio Maidame, um dos grandes amigos que fiz graças ao Garagem. Acompanhei desde quando essa moto se resumia a alguns pedaços de chapa e pude ver pessoalmente esse incrível projeto.
O projeto “Shine” começou quando Márcio assistiu o filme Femme Fatale, no qual Antonio Banderas pilota uma Triumph Bonevile. Depois do filme, algumas pesquisas na internet, e todo mundo ‘cafe-racer’ o deixou maravilhado com as possibilidades estéticas. Por coincidência, há muitos anos já estava na família uma CB 400 1980 e os planos de transformá-la em uma autêntica “cafe-racer” começou a tomar corpo quando conheceu, por meio de um amigo em comum, o arquiteto Stefano Pietropoli, que por sua vez apresentou-lhe José Zucconi (Zé das Harley) e seu filho Thiago, os ‘magos’ por trás da transformação da moto. Depois de um longo período de negociação, acerto dos detalhes, em meados de 2014 a moto foi levada à oficina, com o propósito de iniciar a customização, sem nenhum tipo de concessão de conforto.
Perceba como a Shine ficou mais esguia e agressiva quea CB original: Verdadeira Cafe Racer dos nossos dias.
As concessões feitas dizem respeito ao atendimento da legislação de regência. José Zucconi foi preparador de motos de velocidade nos anos 70, e na “Shine” a proposta foi realmente trazer a linguagem das pistas daquela época para o projeto. Assim, as suspensão dianteira veio de uma Kasinski Comet , porém esta recebeu todo um trabalho de redimensionamento e preparo. A suspensão traseira é composta com um sistema bichoque com amortecedores a gás. Para garantir a frenagem, foi adaptado o sistema de freios dianteiro da Hornet e traseiro da CB 500 – ambos usando aeroquip. Toda a modernidade da suspensão convive com as lendárias rodas “Comstar’, fabricadas no Japão e originais da CB 400. Pouco tempo depois, o trabalho de adaptação de suspensão e freios foi complementado por um acerto fino na “Edgard Soares Motocicletas”, oficina comandada pelo experiente piloto que lhe empresta o nome.
Semiguidões, tanque mais estreito e mais longo, rabeta curta e traseira diminuída, tudo para dar o visual “70’s” no chassi e, ainda, o banco monoposto. Tudo feito à mão, sobre a chapa de aço.
A pintura também é uma novidade nestas paradas. A pedido de Márcio, a Liqueri Pinturas Especiais acabou desenvolvendo a pintura em “Chrome-nox”, que deu o visual em aço inox para o tanque e rabeta. Ficou muito bacana e combinou com o par de faróis amarelos.
Rodando com a Shine:
Tive a oportunidade de rodar com a Shine na minha ultima visita a São Paulo. Como uma boa moto personalizada, essa foi pensada para ser divertida para ser guiada pelo seu dono. No caso do Márcio, ele é leve e de baixa estatura, o que facilita as coisas em comparação a mim, que sou mais alto e bem mais pesado. Ou seja, estranhei um pouco no início, mas a voltinha comprovou um grande projeto com pegada racing.
O Márcio nesse caso experimentou a moto do Jorge Khouri, enquanto me deliciei com a agressividade da Shine. Na oportunidade não a exigi ao máximo, pois ainda faltava afinar suspensões e freios, mas deu para sentir que o proposito de montar uma legitima esportiva dos anos 70 foi atingido com louvor.
Zucconi filho, Márcio e Zucconi pai: Equipe de sucesso nesse projeto!
Para encerrar, vou transcrever uma postagem do face do Márcio feita hoje mesmo, quando ele agradecia o fato de ter rodado no carro de um amigo, mas no caso, faço as minhas palavras:
"Sabe quando vc tem algo, e gostaria que as pessoas queridas também partilhasse dos prazeres que isto proporciona? Eu sempre gostei de compartilhar... Pela eterna lei do retorno, hoje um amigo fez o mesmo comigo... As pernas ainda tremem... "
É bem assim mesmo amigo...
Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Minha motoca no "garagem"... DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! obrigado.... novamente, a lei do retorno!!!! FRATERNOS ABRAÇOS AMIGO DOUGLAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirboa tarde Marcio, essa suspensão dianteira é da 250 ou da 650?
Excluirrealmente parabens marcio !! pelo projeto e por esta aqui!!!
ResponderExcluirmerece.
kalon.
Muito agradável ao olhar e com bastante personalidade.
ResponderExcluirParabéns.
Gustavo S.
Moto do Marcião é Pica demais!
ResponderExcluirFalta adjetivo pra atribuir a essa moto.
Reginaldo Tenório (o belo)
Moto do Marcião é Pica demais!
ResponderExcluirFalta adjetivo pra atribuir a essa moto.
Reginaldo Tenório (o belo)
Show, projeto rico em detalhes embora olhando assim pareça uma moto depenada, só tiraria um dos farois de resto ao meu gosto esta perfeita, o chassi ficou show a pintura é um detalhe a parte, o tanque ficou lindo. Parabéns a todos profissionais que trabalharam nesse projeto, e felicidades ao proprietário dessa linda CR.
ResponderExcluirQue amortecedor a gas usaram? Teve que adaptar?
ResponderExcluiré amortecedor a gás indicado para titan. tem que adaptar sim. talvez o da suzuki gsr 125 seja mehor
Excluirmuito boa essa motocicleta e os amortecedores
ResponderExcluirGostaria de saber como adaptaram os discos de freios ao cubo de roda original?
ResponderExcluir