quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Filosofo de Cafe: Estilo ou ergonomia?

Moto maravilhosa de se olhar, mas...
Velho dilema: Fazer uma moto linda ao olhar, custe o que custar ou fazer algo mais adequado a seu biotipo?


...se paga o preço ao rodar
Nesse caso a moto ainda é bela, mas o reposicionamento das pedaleiras resolveu
Nesse caso, não precisou mexer em nada, pois a garota é pequena e a posição meio sacrificada não faz muita diferença.
No caso da moto bege, toda a posição de pilotagem deveria ter sido repensada . Nota-se claramente que o triangulo formado pelo guidão/banco/pedaleiras não favorece o piloto da foto. Caso ele fosse de menor estatura, esse problema seria menos grave, como a foto da garota nos mostra. Esse problema também atinge as Bratstyle: Estilo tipicamente japonês, favorece os pilotos de pequena estatura (algo comum no Japão) e por isso essa pirralhas são compactadas ao máximo.
Posição de pilotagem perfeita para uma Brat, mas para um cara mais alto e pesado, seria recomendável mais curso nas suspensões.
Fica a dica: Pense bastante sobre o seu projeto, estilo que mais te agrada e uso predominante que pretende dar a moto. Pois de pouco ou nada adianta ter uma maquina maravilhosa de se olhar, mas que você não vai ter vontade nenhuma de tirar da garagem. Da mesma forma que beleza é fundamental e você vai ter que sacrificar algo para ter isso. No Pain, no gain, no final das contas...


2 comentários:

  1. O Espirito CaféRacer prega motos velozes.
    Você não consegue ser veloz em uma moto desconfortável.
    Logo a beleza tem que ser uma consequência de uma bela e veloz moto.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um troço complicado porque depende muito da moto base.
    .
    Meu gosto pessoal pede sempre por um guidão abaixo da mesa e a tendência é deixar a moto menos confortável e ergonômica. Aí você mexe na posição da pedaleira. Só então você para para reparar que o comprimento do tanque é DETERMINANTE na posição do banco e consequentemente o quanto seu tronco vai ficar reclinado forçando o peso sobre os punhos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.