segunda-feira, 17 de outubro de 2016

STALLION RACER - HARLEY DAVIDSON XR 1200 BY ZUCCONI PROJETOS ESPECIAIS



Zucconi Projetos Especiais, não conhecem este nome? Pois deveriam conhecer.
Se curtem projetos diferenciados, sejam eles cafe racer's, hot rod's, choppers e até triciclos, deveria dar uma olhada no site deles http://www.zucconi.com.br/
O trabalho da dupla formada por pai e filho, em Atibaia no interior de São Paulo é conhecido e reconhecido pela qualidade artística e de execução.
Mas vamos falar do mais novo projeto dos Zucconi's que é o objetivo desta matéria.
HD XR 1200 Cafe Racer

Antes de tudo, abaixo deixo uma imagem da XR original, para contextualizar e assim vermos o quanto a mesma foi modificada.
HD XR 1200 original
Para facilitar, o que NÃO foi modificado; rodas, freios, bengalas, mostradores e pedaleiras.
A XR 1200 é a Harley que mais faz referencia as cafe's, portanto ela transita entre esses dois mundo, o das cafe's e das motos da Harley Davidson. Mas ainda que reverencie, ainda é uma Harley e tudo que é bom pode ser melhorado.
O belo tanque em chapa de aço
A primeira coisa que me chamou atenção e na verdade é algo que sempre olho, é o tanque em chapa de aço. Muitos projetos utilizam tanques de outras motos doadoras, mas os Zucconi's costumam fazer tanques exclusivos. Reparem no bocal do tanque saliente, dando uma cara diferente e que lembra os tanques das motos de competição onde quanto mais fácil o acesso, melhor.
Rabeta em chapa de aço e banco em couro
O segundo item que presto atenção é o banco e rabeta, aqui também em chapa de aço, combinado com um banco revestido em couro em um tom avermelhado. Particularmente, adoro essa combinação do aço cromo e tons avermelhados ou vinho. A rabeta é pequena, mas não deixou as proporções ruins, muito pelo contrário, deixou o conjunto agressivo.
A balança exclusiva pintada em laranja
Agora vamos a outro item importante tanto do ponto de vista estético, quanto de engenharia.
Olhando a XR original, vemos a suspensão traseira bichoque e a balança que foram eliminadas nesse projeto dando lugar a uma suspensão mono amortecida e uma balança exclusiva construída do zero. Um trabalho de engenharia incrível e belo.
Escapes em inox e canos do reservatório de óleo em cobre, detalhes diferenciados
Na foto acima, vemos o trabalho no escapamento, também exclusivo deste projeto, em inox e feito na solda TIG, esse é mais um item que mostra que esse projeto não é para amadores.
Agora reparem nos pequenos canos de cobre abaixo do motor, os mesmos substituíram as mangueiras do reservatório de óleo. Detalhe, o reservatório ficava localizado embaixo do banco originalmente mas foi transferido para a frente da moto, se tornando um spoiler dianteiro, coisa de louco.
O suporte de placa chama atenção
Uma carenagem frontal foi adquirida no Ebay, único item não feito pelos Zucconi.
Paralamas novos, semiguidão em aço, toda a fiação, módulos e fusíveis ficam embaixo do banco muito bem integrados, o suporte de placa em treliça fixado na balança é mais um item que chama atenção. Não sou fã desse tipo de suporte, mas é inegável a beleza da peça.
A suspensão monoamortecida é exclusividade dessa XR
Na pintura do quadro foi usado um flake por cima do preto e a balança e outras partes pintadas em laranja, acompanhando a faixa original laranja das rodas. tanque e rabeta receberam uma pintura cromo realizada pelo Ciganinho (Miltinho Adib), primo do Thiago Zucconi. Ou seja, o talento é de família.
Uma legítima Cafe Racer pronta para devorar o asfalto
O cavalo do tanque e o número "45" da bolha e rabeta são detalhes pessoais do dono da moto, o número é a data de nascimento do pai, já falecido do proprietário e o cavalo era uma paixão em comum de ambos.

Achei esse cavalo bastante pertinente. Quando bati o olho, a primeira palavra que me veio a cabeça foi "stallion", ou seja, "garanhão" do inglês. E olhando essa cafe racer, fica fácil imaginar que essa XR se tornou um belo garanhão, pronto para cavalgar as mais belas estradas, como naqueles clássicos filmes de faroeste, onde o cavaleiro depois de derrotar o pistoleiro, corria em direção a um Pôr do Sol em busca de paz e talvez novas aventuras.
Garanto que o dono desta bela Harley Davidson XR 1200, terá muitas aventuras montado neste belo garanhão.
Hay-ô, Silver!

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.