sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Honda CB500 SCR1 Scrambler - Bob's Garage Motorcycle Art

Se formos pesquisar sobre as motos com os melhores projetos de Cafe's, Brat's, etc, aqui no Brasil, com certeza o primeiro lugar será das CB's 400, há diversos projetos que corroboram essa afirmação.
Um modelo que tem surgido com belos projetos com certeza é a CB 500, uma moto mais moderna que a CB 400, mas graças ao talento de uma galera os projetos com essa moto tem sido de encher os olhos. De cabeça, cito a CB 500 Cafe Racer do Renato Frateschi e a CB 500 "Future Cafe" do Guilhes Damian.
Hoje, apresento-lhes mais um projeto para engrossar essa bela lista de projetos com a CB 500.
Linhas bastante agradáveis
Diferente da maioria dos projetos que seguem a linha Cafe ou Brat, essa 500 foi por um caminho pouco usual para o modelo seguindo a estética das Scramblers. Com certeza foi uma aposta, mas uma aposta que deu muito certo, graças a competência e talento da Bob's Garage Motorcycle Art, de propriedade de Roberto Homem de Mello, designer de produto há 20 anos e um apaixonado por motos que decidiu abrir seu próprio negócio.
Look Scrambler caiu muito bem na CB500
A história da moto começou quando o cliente da Bob's Garage queria uma Scrambler baseada em uma CB400, um motor de médio porte mas barato. Acontece que a moto tem uma tecnologia antiga que não agrada o dono. Mas tudo mudou quando o mesmo encontrou uma CB500 ano 1999, um modelo uns 15 anos mais novo que as CB's 400 que encontram-se viáveis para projetos.
Lanterna integrada ao banco
Mas antes de pegar a moto, o cliente consultou a oficina e pediu uma pré-visualização, o que foi prontamente atendido.
Aqui, vale um parágrafo à parte. Vejo muito projetos todos os dias, com diferentes níveis de sucesso, e isso não tem a ver apenas com o MEU gosto estético, tem a ver com diversos outros componentes, como harmonização das linhas, apuro estético, execução correta, entre outros detalhes. Dito isso, o que quero destacar é que essa pré-visualização é extremamente importante, seja feita no computador ou em um papel, ter um planejamento do projeto poupa tempo, dinheiro e muita dor de cabeça, para o cliente e para a oficina. Portanto, para alguns vai parecer redundante, para outros, balela, mas mesmo assim aconselho, invistam em aprender um pouco de design, tanto o teórico, como o prático, aprenda a desenhar à mão ou no Photoshop, onde a curva de aprendizado é um pouco mais curta. Os clientes agradecem e as oficinas só ganharão com isso.
A já clássica CB 500

Primeiro sketch, feito à mão

Pré visualização no Photoshop, o resultado final ficou ainda melhor
Após eu divagar, voltamos ao projeto em si. A traseira foi modificada, os pneus "cravudos" substituíram os originais, as rodas foram trocadas por um modelo raiado, modelo este que precisou de cubos adaptados para a instalação dos espaçadores e transmissão. O banco é uma peça completamente nova, com bastante espuma até. Normalmente esses projetos tendem a ter um fiapo de espuma que é o sofrimento dos glúteos alheios.
Farol pintado de preto fosco com a grade fininha, discreto.
Em apenas 45 dias o projeto se desenvolveu inteiramente o que ao meu ver é bem rápido.
Nesse tempo a moto foi pintada com um cinza fosco que achei belíssimo, combinando com todo o trabalho de couro envelhecido na cor marrom deu um charme rústico a moto.
O tanque e a tampa lateral foram pintados. Reparem que essa tampa foi pintada só metade de sua área, o que ajudou a dar uma nova linha lateral para a moto.
Para lamas curtinho e bem acabado
Mais itens que foram alterados, o para lamas dianteiro curtinho e pintado em cinza fosco também, o suporte de placa e da lanterna também foram refeitos. A lanterna fica abaixo do banco, integrada de forma bastante agradável.
A ponteira e sua proteção bastante interessante
O escape é um modelo totalmente novo e recebeu uma grelha de proteção feita à mão.
O tanque ganhou um apoio de joelhos no mesmo couro do banco que também encapa as manoplas do guidão. O farol ganhou uma grelha fina, bastante sutil, mas que compõe o visual da moto.
A manopla encapada com o couro envelhecido. Elegante
O projeto da Bob's Garage Motorcycle Art ficou muito bonito e diferente do que se costuma ver com as CB's 500, isso é sempre bom, ver que tanto clientes quanto oficinas estão experimentando mais. Quanto mais ousadia, melhor, todos ganham!
Um ótimo projeto para se inspirar
E um agradecimento ao Renato Frateschi da Frateschi Garage que ajudou nesse projeto dividindo conhecimento com o Roberto. Incentivamos sempre essa troca de informações. Sendo um pouco cliché, vamos somar, não dividir!
E fiquem com fotos do processo de fabricação de alguns detalhes dessa CB500 Scrambler.

Contato da Bob's Garage Motorcycle Art
https://www.facebook.com/bobsgaragemotorcycleart/
@bobsgaragemotorcycleart
Tel: (47) 999717060















14 comentários:

  1. Bom dia garoto. Nunca duvidamos da tua capacidade. Foi só aparecer a aportunidade e ta ai o resultado. Parabens garoto linda móto. Abs. Sonio

    ResponderExcluir
  2. sensacional, que coisa bonita. o detalhe do tanque e das tampas laterais, que sacada.parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o seu contacto ! Cmpts
    valter_vilela@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, amigo!!
      Bob´s Garage Motorcycle Art
      fone 47 99971-7060
      Rua Machado de Assis, 80
      Joinville-SC

      Excluir
  4. adoro a moto! estou em vias de arranjar uma cb500 e vou tirar muitas ideias desta. pergunta. como aplicou a lateral de pele ao deposito?

    ResponderExcluir
  5. Incrivel! Meus parabens!
    Que cor maravilhosa é esta que voce utilizou?

    ResponderExcluir
  6. bom dia amigo. qual o pneu você utilizou?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. bob's garagem, eu consigo fazer um projeto desses numa moto menor, tipo: CBX Strada 200cc ?
    Dizem que é uma moto complicada pra manutenção.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, quais rodas são essas, foram feitas sob medida ou utilizou de qual moto?

    ResponderExcluir
  10. Estou pensando em comprar uma tdm 850 das últimas para um projeto assim . Terá apenas duas resalvas com uma bolha parabrisa givi e ,imprescindível um pequeno baú traseiro ( acredito que um de metal combinará melhor com um projeto desse tipo ) pena que essa empresa
    não seja aqui de São Paulo capital.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia pelo grande trabalho! É que não dá para colocar defeito em nada!! 👌👍💪🏽 Os meus parabéns! É possível dizer qual o guiador (guidão 😀) utilizado?

    ResponderExcluir
  12. A mais top que ja vi,vai servir de inspiração pra minha twister.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.