sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Honda CB500 SCR1 Scrambler - Bob's Garage Motorcycle Art

Se formos pesquisar sobre as motos com os melhores projetos de Cafe's, Brat's, etc, aqui no Brasil, com certeza o primeiro lugar será das CB's 400, há diversos projetos que corroboram essa afirmação.
Um modelo que tem surgido com belos projetos com certeza é a CB 500, uma moto mais moderna que a CB 400, mas graças ao talento de uma galera os projetos com essa moto tem sido de encher os olhos. De cabeça, cito a CB 500 Cafe Racer do Renato Frateschi e a CB 500 "Future Cafe" do Guilhes Damian.
Hoje, apresento-lhes mais um projeto para engrossar essa bela lista de projetos com a CB 500.
Linhas bastante agradáveis
Diferente da maioria dos projetos que seguem a linha Cafe ou Brat, essa 500 foi por um caminho pouco usual para o modelo seguindo a estética das Scramblers. Com certeza foi uma aposta, mas uma aposta que deu muito certo, graças a competência e talento da Bob's Garage Motorcycle Art, de propriedade de Roberto Homem de Mello, designer de produto há 20 anos e um apaixonado por motos que decidiu abrir seu próprio negócio.
Look Scrambler caiu muito bem na CB500
A história da moto começou quando o cliente da Bob's Garage queria uma Scrambler baseada em uma CB400, um motor de médio porte mas barato. Acontece que a moto tem uma tecnologia antiga que não agrada o dono. Mas tudo mudou quando o mesmo encontrou uma CB500 ano 1999, um modelo uns 15 anos mais novo que as CB's 400 que encontram-se viáveis para projetos.
Lanterna integrada ao banco
Mas antes de pegar a moto, o cliente consultou a oficina e pediu uma pré-visualização, o que foi prontamente atendido.
Aqui, vale um parágrafo à parte. Vejo muito projetos todos os dias, com diferentes níveis de sucesso, e isso não tem a ver apenas com o MEU gosto estético, tem a ver com diversos outros componentes, como harmonização das linhas, apuro estético, execução correta, entre outros detalhes. Dito isso, o que quero destacar é que essa pré-visualização é extremamente importante, seja feita no computador ou em um papel, ter um planejamento do projeto poupa tempo, dinheiro e muita dor de cabeça, para o cliente e para a oficina. Portanto, para alguns vai parecer redundante, para outros, balela, mas mesmo assim aconselho, invistam em aprender um pouco de design, tanto o teórico, como o prático, aprenda a desenhar à mão ou no Photoshop, onde a curva de aprendizado é um pouco mais curta. Os clientes agradecem e as oficinas só ganharão com isso.
A já clássica CB 500

Primeiro sketch, feito à mão

Pré visualização no Photoshop, o resultado final ficou ainda melhor
Após eu divagar, voltamos ao projeto em si. A traseira foi modificada, os pneus "cravudos" substituíram os originais, as rodas foram trocadas por um modelo raiado, modelo este que precisou de cubos adaptados para a instalação dos espaçadores e transmissão. O banco é uma peça completamente nova, com bastante espuma até. Normalmente esses projetos tendem a ter um fiapo de espuma que é o sofrimento dos glúteos alheios.
Farol pintado de preto fosco com a grade fininha, discreto.
Em apenas 45 dias o projeto se desenvolveu inteiramente o que ao meu ver é bem rápido.
Nesse tempo a moto foi pintada com um cinza fosco que achei belíssimo, combinando com todo o trabalho de couro envelhecido na cor marrom deu um charme rústico a moto.
O tanque e a tampa lateral foram pintados. Reparem que essa tampa foi pintada só metade de sua área, o que ajudou a dar uma nova linha lateral para a moto.
Para lamas curtinho e bem acabado
Mais itens que foram alterados, o para lamas dianteiro curtinho e pintado em cinza fosco também, o suporte de placa e da lanterna também foram refeitos. A lanterna fica abaixo do banco, integrada de forma bastante agradável.
A ponteira e sua proteção bastante interessante
O escape é um modelo totalmente novo e recebeu uma grelha de proteção feita à mão.
O tanque ganhou um apoio de joelhos no mesmo couro do banco que também encapa as manoplas do guidão. O farol ganhou uma grelha fina, bastante sutil, mas que compõe o visual da moto.
A manopla encapada com o couro envelhecido. Elegante
O projeto da Bob's Garage Motorcycle Art ficou muito bonito e diferente do que se costuma ver com as CB's 500, isso é sempre bom, ver que tanto clientes quanto oficinas estão experimentando mais. Quanto mais ousadia, melhor, todos ganham!
Um ótimo projeto para se inspirar
E um agradecimento ao Renato Frateschi da Frateschi Garage que ajudou nesse projeto dividindo conhecimento com o Roberto. Incentivamos sempre essa troca de informações. Sendo um pouco cliché, vamos somar, não dividir!
E fiquem com fotos do processo de fabricação de alguns detalhes dessa CB500 Scrambler.

Contato da Bob's Garage Motorcycle Art
https://www.facebook.com/bobsgaragemotorcycleart/
@bobsgaragemotorcycleart
Tel: (47) 999717060















6 comentários:

  1. Bom dia garoto. Nunca duvidamos da tua capacidade. Foi só aparecer a aportunidade e ta ai o resultado. Parabens garoto linda móto. Abs. Sonio

    ResponderExcluir
  2. sensacional, que coisa bonita. o detalhe do tanque e das tampas laterais, que sacada.parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o seu contacto ! Cmpts
    valter_vilela@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, amigo!!
      Bob´s Garage Motorcycle Art
      fone 47 99971-7060
      Rua Machado de Assis, 80
      Joinville-SC

      Excluir
  4. adoro a moto! estou em vias de arranjar uma cb500 e vou tirar muitas ideias desta. pergunta. como aplicou a lateral de pele ao deposito?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.