quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Turuna 125 'Spit and Sawdust' - by Caffeinne Customs

Essa semana temos visto que pequenas motos também podem dar grandes projetos. Seguindo nessa vibe, apresento a você essa Honda Turuna 125, criação da Caffeinne Customs, de Caxias do Sul, RS. Não foi a toa que ela foi premiada como melhor projeto da edição Porto-Alegrense do The Distinguished Gentlemans Ride.

O que chama a atenção nesse projeto é a pegada "anos 40" desse projeto. O pessoal da Caffeinne a chama de "Spit and Sawdust", que na gíria britânica se trata de um Pub simples e antiquado. Nas palavras do Bruno Costa, responsável pela criação da máquina: 
"...a moto tem um design vintage e transgressor em um pequeno quadro, com pára-lamas alongados, sem velocímetro, assento solo, placa na lateral, tubo de escape exclusivo e um guidão feito à mão muito baixo. Tudo isso contrasta com detalhes de couro artesanal, como a correia que abraça o tanque criando um conjunto muito sexy e elegante."
O fato é que temos uma moto bem diferente do que nos habituamos a ver por aí. Da moto original, que é uma valente Honda Turuna 125 1981, ela foram mantidas apenas as rodas, sistema de freio a disco a cabo e o tanque. O resto foi modificado, inclusive o quadro, mas que manteve a posição original da bateria por opção de seus criadores. Mas o fato é que as tampas laterais desenhada pelo Bruno ficaram muito bacanas, bem como o trampo feito no tanque.
A caixinha de ar e bateria nesse caso ficaram um charme. Veja também o trabalho de couro muito bacana no banco e tanque, o que é um mérito se tratando em Rio Grande do Sul, onde esse tipo de mão de obra é escassa.
As Hondas Turunas da primeira safra são talvez as 125 mais "sexys" para um projeto Cafe Racer. Pena que achar uma é algo raro hoje em dia
Outro ponto muito bacana nesse projeto é que pouco se vê peças aftermarket: Peças como os pedais, suporte da placa, os piscas e os manetes foram confeccionados em alumínio. 
Na foto, Bruno Costa e sua 3ª criação. A Caffeinne também conta com o Tiago Zilli, que cuida da comunicação da oficina.
Pessoalmente fico muito feliz que estejam surgindo construtores competentes como a Caffeinne, pois o Brasil é um país continental e muito carente de mão de obra fora dos grandes centros. Desejo todo o sucesso para a nova safra de construtores que vem surgindo.

4 comentários:

  1. Meu Deus! Que moto linda! Parabéns para o Bruno da Caffeine Custom.

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de conhecer essa bela maquina ao vivo, pois moro na mesma cidade, é sem dúvida muito bela e bem construída!!!

    ResponderExcluir
  3. todas ás Motos  que o blog apresenta são demais, queria muito ter uma dessas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.