Oficina Brat Style por Marcello Tamaro Yamaguchi
Marcello Tamaro Yamaguchi este rapaz que aparece na foto acima, já teve seu nome escrito nos anais (ui!) do Garagem Cafe Racer!Ele é o feliz proprietário da CB 400 cuja imagem está abaixo desse parágrafo e cujo link da matéria deixarei aqui.
O supracitado viajou de férias para a terra do Sol nascente e como um amante da cultura custom, foi visitar uma das oficinas mais respeitadas mundialmente, a Brat Style criada em 1998 por Go Takamine. Abaixo, o texto é um relato feito pelo Marcello, aproveitem o texto e as fotos dessa belo lugar.
Estava no Japão de férias, mais precisamente na capital Tokyo e como um grande amante de motos, não pude deixar de conhecer uma das principais oficinas do segmento, a Brat Style (oficina que deu origem as motos no estilo Brat).
Como estava com alguns amigos e nenhum deles se interessa por motos, (nota do editor: troque de amigos Marcello, hehe) resolvi me aventurar sozinho pelas quebradas de Tokyo até a oficina.
Confesso que não foi uma tarefa fácil, a oficina estava localizada a uma hora do bairro que eu estava hospedado. No primeiro dia, choveu muito forte e depois de uma hora dentro do metrô, quando chego na estação, eis que me deparo com uma forte chuva e alagamento sem condições de ir andando por mais 15 minutos até a oficina. Portanto, frustrado, deixei para o dia seguinte.
Na manhã de quarta feira resolvi tentar novamente, acordei cedo e peguei mais uma hora de metrô. Após repetir todo o caminho novamente, com um baita frio, acabei chegando lá e para minha infelicidade a oficina estava fechada, pois é o provável dia de folga dos funcionários.
Como bom brasileiro que sou, resolvi insistir uma última vez e na quinta feira fiz o mesmo ritual, acordei cedo, metrô, caminhada no frio e finalmente, eis que me deparo com a oficina aberta, muitas motos na calçada e duas pessoas trabalhando na loja.
Fiquei um tempo admirando as Yamahas e Harleys lá fora, tirei algumas fotos e resolvi entrar. Fui bem recebido pelo Yuki, um dos funcionários da loja que foi solicito o tempo inteiro e por incrível que pareça, um dos poucos japoneses que encontrei em Tokyo que falava um inglês de fácil entendimento.
Falei para ele que era do Brasil e ele ficou super animado, deixou tirar algumas fotos e tirava todas as dúvidas que eu tinha em relação as motos. Vi que a loja tinha uma escada, então resolvi perguntar se era possível subir, pois a parte da oficina era no segundo andar. Yuki subiu, falou com o chefe dele e voltou falando que eu só podia ir ao terceiro andar, onde tinham mais algumas motos, pois o andar da oficina estava em reforma.
Subindo lá pude ver várias das motos que eles montaram, em sua maioria em um estilo próprio, meio brat, meio tracker... e outras em andamento onde eles estavam fazendo o banco por exemplo. Vi que eles usam o mesmo método que os brasileiros, com fibra de vidro e até os tanques das motos também são feitos em fibra.
O que Yuki me falou é que a oficina não seguem muitas regras, misturam pneus de trilha em motos urbanas, as vezes um Firestone Avon atrás e um outro pneu diferente na frente, etc.
Não vi nenhuma moto da Honda por lá, a grande maioria eram Sportsters e Yamaha's, eles gostam bastante das TX's. Sempre usando guidões altos, sem retrovisores, (não sei se é obrigatório ou não). Os bancos das motos, quando não usam os originais, são feitos por eles, mas o banco não chega até a curva do quadro, eles sempre deixam um espaço entre o banco e a curva. Nas Harleys, os bancos seguem os mesmos modelos originais só que bem mais finos. A grande maioria das motos não tinham velocímetros, eram bem dependas, mas tinham as setas e luzes.
Os preços das motos giram em torno de 700 mil ienes, ou 7 mil dólares.
Recentemente eles expandiram os negócios para a Califórnia, acredito que é porque eles ficaram muito conhecidos, mas como todos os japoneses, eles são muito humildes e tranquilos e tentam te deixar o mais a vontade possível.
Espero um dia poder voltar lá e quem sabe dar um rolê com uma das motos.
Nota do editor 2 - Retorno.
Um muito obrigado ao Marcello pelo envio do texto e das imagens.
E você leitor? Quer enviar uma matéria legal para nós? Quer fazer criticas, elogios, mandar sugestões? Então mande para o seguinte endereço garagemcaferacer@gmail.com
E fiquem com mais algumas imagens das motos e da loja e oficina Brat Style.
Acho que se um dia eu visitar Tókio, só um cataclismo me empedirá de visitar essa oficina. Obrigado por compartilhar a experiência, Marcello.
ResponderExcluirSomos dois amigo. Nem outro desastre de Fukushima, o Godzilla ou uma bomba atômica maior que Hiroshima e Nagasaki me impediria.
ExcluirMotocicleta da Suzuki é sempre uma das melhores e mais equipadas
ResponderExcluir