segunda-feira, 20 de março de 2017

Triumph T120 Black - Old Empire Motorcycles

A Old Empire Motorcycles já apareceu algumas vezes aqui no Garagem com o seu trabalho que é facilmente reconhecido. Trabalho esse que vem acompanhado de cores sóbrias, couro de primeira, geralmente marrom escuro, um trabalho pesado no chassi e algumas viagens estéticas que os diferem da maioria dos customizadores.
Algumas dessas ideias agradam a todos, outras nem tanto, mas é inegável que o trabalho deles é de primeira.
O último trampo dos caras é essa novissima Triumph T120 Black, que na minha humilde opinião é uma moto belíssima, que junta o design clássico das Bonnevilles com atualizações necessárias para nossos tempos.
Nesse projeto, tudo que não era essencial (na opinião da OEM) foi limado, retrovisores, farol, ponteiras, e um item que sempre é retirado dos projetos da empresa, o garupa.
Sim, em todos os projetos deles, as motos são feitas apenas para o piloto e ninguém mais.
Já que aqui o garupa não tem vez, o chassi foi encurtado para acomodar o banco mais curto, banco este que tem uma inclinação para que o piloto não "escape" nas acelerações, visto que algumas modificações foram feitas para apimentar o motor, como reprogramação da ECU, escapamento diretão, entre outras coisas.
As laterais perderam a tampa original e ganharam uma tampa de couro que pra mim não acompanham o trabalho restante na moto, parecendo um remendo (sim, sou chato).
A frente ganhou uma pequena carenagem no lugar do farol e o paralama dianteiro curto ficou mais alto, como uma cross. Os pneus também foram trocados, por um modelo misto.
A moto tem duas mudanças bastante "polêmicas", a primeira é a volta do carburador fake. Na T100, o modelo anterior da Bonneville, as motos já eram injetadas e tinham um carburador falso, que dava um visual mais old school a moto. Na linha mais recente, a T120 e a Street Twin, essa peça foi descartada em prol de um visual mais limpo. A Old Empire decidiu que visualmente era um detalhe legal. Não é algo que acrescente ou não ao projeto, mas eles acharam que ficaria legal.
Outra mudança foi o acelerador, a T120 tem o sistema fly-by-wire, ou seja, o acelerador eletrônico, sem cabos. Mas a OEM decidiu deixa-la mais "true" e voltou o sistema de aceleração via cabo. Algo bastante questionável ao meu ver, mas quem sou eu pra discutir o conceito dos caras.
A instrumentação é ao contrário dos outros itens retrôs, uma abordagem bastante moderna, com a instalação de um smartphone que mostra todas as informações necessárias ao piloto em sua telinha. O sistema é plug n play, tira-se o smartphone da moto e a mesma não tem mais instrumentação.
Em geral, a moto me agradou muito, tem um visual limpo, até um pouco agressivo. Algumas escolhas são questionáveis, mas é isso que torna as coisas legais, as diferentes abordagens e ideias que normalmente não pensaríamos em fazer, mas que a mente criativa dos customizadores vão lá e metem as caras.
Por isso esse mundo é tão fascinante!




3 comentários:

  1. Primeiramente parabéns pela moto... Muito maneira mesmo... Sei que é questão de gosto, mas pra ficar perfeita pra mim, só mudaria esse conjunto dianteiro paralama/farol e este acabamento de couro na lateral. Acho que deixando um espaço livre nesta região ficaria muito mais harmonioso. Ciclisticamente parece muito boa também.
    Parabéns pra todos que têm postado novidades no site também. Sempre matérias muito bem escritas e de muito bom gosto. Espero poder contribuir em breve, já que estou no processo da modificação de uma CB-400 II em uma brat, o que estou chamando de CBrat. Sim, é CB + brat + rat... kkkkkk
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fellipe, realmente eu faria as mesmas mudanças que você citou.
      Mas essa é a graça do negócio, cada um que olha um projeto, analise e constata que pra ficar a sua cara, precisaria mudar isso ou aquilo.
      Depois então nos manda sua CBrat. Fico curioso.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Gostaria de saber que pneus são esses? Onde posso encontrar? Modelo e medidas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.