quarta-feira, 12 de abril de 2017

Scrambler 450 - Legnar Concept

A CB 400/450 é uma queridinha para se customizar aqui no Brasil e quando alguém pensa em customizações para ela, o mais comum é um projeto Cafe Racer ou Brat, fato que se comprova com uma breve pesquisa aqui no Garagem Cafe Racer e no Google.
Renato Rangel por profissão não é um customizador, este não é o seu ganha pão, mas como alguém que já está no décimo projeto, este que vos apresento, ele pode com certeza se gabar de que "manja dos paranauês". Ele possui uma oficina, a Legnar Concept que fica em sua casa e já fez projetos de mini chopper, cafe racer, etc, isso nos finais de semana e nos dias e noites de folga. Quem ama esse mundo se vira nos 30...
O projeto dessa scrambler foi construido para o filho do Renato, logo, a responsa era grande. A ideia inicial era uma Brat, mas o pai convenceu o filho de que uma scrambler era mais prática para o dia a dia.
Já bati nessa tecla em outras matérias e aqui temos mais um exemplo de como planejamento é essencial, foram adquiridas duas motos, uma Honda CB 450 e uma Sundow STX 200 Motard que serviu de doadora da suspensão invertida, rodas, freios e guidão. Os documentos da CB estavam comprometidos e a customização só começou após a regularização dos mesmos, isso em janeiro de 2017. Enquanto a documentação não saía, peças eram compradas do Brasil e do exterior.

A parte traseira do quadro, aquela chapa feiosa do mesmo foi limada e no lugar foi feita uma estrutura tubular que serviu como apoio do banco obviamente. As novas linhas do subchassi me lembraram desde a primeira vez que vi esse projeto, os da Honda CX500. O amortecedor de Suzuki Yes com reservatório foi instalado em um novo ponto de fixação, mais inclinado. Ainda sobre o banco, o mesmo recebeu uma espuma de alta densidade, revestida de plástico e por fim couro legítimo. O paralama traseiro assim como o dianteiro foram feitos a mão com madeira compensada. A madeira acompanha as linhas do subquadro e recebeu 7 demãos de verniz fosco.
O tanque é o muito usado de Honda ML com alterações no formato, tampa e torneira. O mesmo foi pintado com tinta poliéster bege e o acabamento em verniz fosco  com adesivos personalizados, e por dentro foi aplicado tinta resistente a corrosão. Uma nova caixa para a bateria foi feita e fica após a "espinha" do quadro da CB.

A suspensão da STX foi adaptada na CB, assim como a roda traseira que usou um eixo especial e o freio traseiro da Motard fechou o pacote traseiro. O paralama dianteiro sofreu o mesmo processo do traseiro já explicado acima. O motor e quadro foi pintado com preto vinílico, tinta esta que é resistente a altas temperaturas e a gasolina, e várias outras peças foram pintadas com preto epóxi ou com preto eletroforese, produto resistente a riscos.

Os pneus são Metzler Karoo 3, sendo 130mm na dianteira e 150mm na traseira, ambos de 17". 
Manoplas revestidas com o mesmo couro usado no banco e com o logo da Legnar Concept e a inscrição "Scrambler". Parafusos em inox usados em 90% da moto para fechar o projeto e voilà, quase tudo pronto!
Como diz o ditado: "se quer algo bem feito, faça você mesmo", obviamente esse ditado só vale para quando a pessoa entende do negócio. E lembrei dele por conta do fato de que Renato terceirizou a elétrica e foi essa a única dor de cabeça do projeto, uma vez que a moto tinha uma data para ser entregue já que o filho dele só veria a scrambler quando a mesma tivesse pronta.
Para a felicidade de ambos, no dia da entrega a moto ficou totalmente pronta e pela foto acima dá para ver a felicidade do filho e o orgulho duplo do pai, pela moto e pelo filho.
Tem presente melhor que esse amigos? Me digam vocês, mas eu iria adorar receber um presentão desses!
Essa scrambler baseada em uma CB 450 ficou um projeto bastante exclusivo, com um cuidado especial nos detalhes. E mesmo depois de entregue, como todo perfeccionista, o Renato quer já trocar farol e velocímetro por peças ainda melhores e exclusivas. Sabem como é, nenhum projeto acaba realmente...

Contato Legnar Concept

(16) 99112 3999
www.facebook.com/legnarconcept




6 comentários:

  1. Pude prestigiar a entrega e realmente ficou muito bonita e bem feita. Uma obra de arte sobre rodas.
    Parabéns Rangel e João Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Cada moto perfeita cara eu tenho uma Suzuki Moto que é mais perfeita ainda

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Moto muito louca essa custom. Tenho uma Moto Suzuki que é demais também!

    ResponderExcluir
  5. muito bom esse blog todas ás postagens ajuda muito na hora de comprar uma moto Tenho uma Suzuki Moto Graças as Dicas desse blog

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.