quinta-feira, 11 de maio de 2017

Cafe Killers: Que porra é essa?

O que seria uma Cafe Killer? Será que será os fim das Cafe Racer?


Na verdade, esse novo conceito de Cafe Killer foi abordado recentemente pelo Rocket Garage. Segundo os seus defensores (em especial pela oficina Skon, que já foi tema aqui no blog), a ideia é adotar maquinas esportivas dos anos 80 e 90, realizar alguns upgrades com peças atuais e usar suas maquinas com foco na performance, sem nenhuma referência com o movimento Cafe Racer, que segundo os (poucos) defensores das Cafe Killers, foi massificado por gente que não ama o motociclismo e serve pra vender todo tipo de quinquilharia. Ou seja, teria passado de um movimento raiz para um movimento nutella...
GSX 1100 véia customizada
Sinceramente eu não creio que esse movimento vá substituir as Cafe Racers, mas é óbvio que tudo que entra na moda, uma hora saí de moda. Mas as Cafe Racers são fortes o suficiente para atravessar o modismo. Sobre o conceito de Cafe Killer, na verdade é um nome para um tipo de customização nem tão novo assim(pois a icon 1000 faz isso há tempos), Eu até hoje chamei-nas de restomods (termos oriundo do antigomobilismo, onde se restaura um veículo dando alguns upgrades modernos) ou até mesmo uma variação das streetfighters.  Acredito que algumas customizações no estilo endurance também possam ser enquadradas nesses termo.
Agora sobre a questão do modismo, novamente afirmo que esse tipo de polêmica pouco importa. O que importa de fato é que se ame a moto que se tem. tanto faz se tem uma pegada anos 60, 70 ou mesmo anos 90. O que importa é se a moto de fato ficou mais bacana e melhor do que era, de preferência. Eu até gosto da estética "cafe killer", mas dúvido que a curto prazo vá mudar as coisas. O fato é que é apenas mais um estilo de customização que conviverá com as nossa amadas Cafe Racer por muito tempo.

3 comentários:

  1. Não vi nada demais, apenas uma customização simples na forma de "aliviar" a moto.

    ResponderExcluir
  2. Motos para mim, de qualquer forma... são perfeitas. Amo o mundo das duas rodas!

    ResponderExcluir
  3. Gosto do estilo, construí uma RD 350 87 com base nesse conceito que até então achava se tratar de uma Cafe Racer em pouco mais moderna. Bom no link abaixo tem uma foto da minha "RD Cafe Killer"
    https://s19.postimg.org/8850qta2r/16299285_982679061863846_3889952936335231839_n.jpg

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.