sexta-feira, 12 de maio de 2017

Você é um infrator. Modificar as motos não é legal.

Escrevo este texto sem a menor alegria. Por muito tempo, sempre evitei falar em política. Não por desinteresse, mas pelo fato de o Garagem Cafe Racer ser um blog que visa falar de coisas positivas e fomentar sonhos. Mas notícias ruins chegam, como a portaria do Contran 060/2017 que regula as modificações permitidas (LER OS ITENS 31 E 32. ANTERIORMENTE O ITEM 24 DA PORTARIA DE 2016 TRATAVA DISSO). Esta nova portaria, em sua amaldiçoada redação, praticamente PROÍBE toda a customização em motocicletas, exceto o sistema de iluminação, pneus e rodas. Basicamente ficaremos reféns de motos originais ou no máximo com um ou outro acessório.


Vivemos uma falsa ilusão de liberdade individual e de democracia. Pois está serve para servir a interesses das "forças ocultas" (Odebrecths da vida) e você tem o direito de escolher quem e qual partido vai lhe enrrabar  governar.  E dessa forma seguimos sobrevivendo, e a cada dia com menos direitos individuais, enquanto alguns burrocratas seguem servindo aos interesses escusos do capital. Não importa se for o Lula, o Bolsonaro, o Dória ou o Temer:  Sempre vai ter alguém sendo comprado e legislando a favor do corruptor. No caso do Contran, fica claro que eles estão CAGANDO para nós motociclistas.

O que fazer a partir de agora?

A portaria entra em vigor em 30 dias, ou seja, salve-se quem puder. Se você está com seu projeto na reta final, recomendo entrar com a papelada o quanto antes. Segundo consulta com o Advogado Bruno Villares, da página Construindo Big Daddy, o pedido de CSV no DETRAN vale por 60 dias. Pra quem não tiver tempo de legalizar até a entrada em vigor da nova resolução do CONTRAN,  uma boa estratégia a seguinte: Até o dia da entrada em vigor, ir ao Detran e pedir senha para o CSV. Em tese se ganha 2 meses.

Depois disso, o jeito vai ser andar Outlaw (dando preferência para motos mais desconhecidas) ou se obrigar a comprar motos mais prontas, como as Bonneville ou Royal Enfiled. Quem vai sentir mais o golpe é a cena baixo custom, com certeza.

De qualquer forma, prepare-se para ser um infrator. Pois é assim que o nosso governo nos trata.

41 comentários:

  1. Como dizia o grande poeta Renato Russo: "vão fazer piada nos cinemas com as suas leis". Esse é o retrato de um país falido, que não sabe o que faz com as leis que tem e ficam inventando um monte de coisas absurdas. Trabalho com contabilidade e vejo a cada início de ano, novas regras para que nós contadores não fiquemos parados e sim fazendo cursos e mais cursos para "aprender" a trabalhar para eles. Digo para eles porque não trabalhamos para os nossos clientes e sim para o governo, principalmente o Sefaz. Já voltando para o tópico em questão, vamos ficar a mercê dessa ditadura? Ou vamos fazer um abaixo assinado? Se já existe um on-line e alguém conheça, por favor iniciemos uma campanha. Pois enquanto o governo está lá para trabalhar para nós, para o bem estar do povo do país, eles ficam é brincando de inventar mais regras.

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  2. nenhuma novidade, a policia me confiscou uma intruder por descaracterização em 2013, foi impossível retirá-la

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  3. Pelo menos, vamos ter o espirito dos cafe racers em tempos modernos. Fugindo da polícia para poder viver o sonho, escapando das contrans(em Curitiba) para não receber multa e por aí vai...
    O Brasil está fadado ao fracasso com leis que só proíbem e inibe o que o Brasileiro tem de melhor, a criatividade em se fazer com o que pouco se tem, e mostrar que consegue, que somos fortes.

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  4. Caro Douglas, há quanto tempo não nos falamos, não é? É uma triste notícia. Haverá uma saída, tenha certeza. Se não nos próximos meses, nos próximos anos. A customização de motos e veículos é uma prática internacional comum e não serão leis retrógradas que impedirão o aficionados de continuarem a construir seus sonhos, a despeito de certas modificações serem realmente arriscadas. Um fato importante é que a customização de motos precisa de uma regulamentação séria para coibir práticas perigosas. Mas vamos ao ponto central. À quem não interessa a customização de motos? Aqueles que perdem ela. Quem perde? Fábricas. Uma vez que poucas dispõem de estrutura para entregar motocicletas personalizadas e as mesmas custam muito caro (tanto em mão de obra quanto em infraestrutura e logística para tal). Alimentar o mercado de customizações é fortalecer o mercado de semi-novos, não o mercado de zero quilômetro. Com a crise financeira, a queda nas vendas foi clara e dura para muitas empresas. Não querem perder ainda mais mercado, querem estimular a compra de motos 0 km. Deixar brechas no mercado de customização, atenta contra a obsolescência programada, estratégia de dar durabilidade programada a produtos de forma a conseguir vender outro produto novo ao final desse ciclo. Dessa forma, o raciocínio político deve se focar em responder à seguinte: quais partidos pregam menos dependência de fatores mercadológicos, fortalecendo as instituições legais em favor da maioria da população? Geralmente são partidos que visam a regulação do mercado pelo estado, protegendo os interesses da maioria da população. Corrupção, venda de votos em prol de interesses, sempre haverão. Buscar entendimento e questionar a estrutura social, política e econômica em todas suas nuances é o primeiro passo. O segundo é escolher um dos lados e partir pra luta. Independente do tema dessa conversa, mando um abraço caloroso de terras nordestinas, desse rapaz que sonha há tanto tempo em ter uma brat racer pra curtir nas estradas da vida. Até a próxima!

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    1. Muito boa observação Danilo!

      Grande abraço!

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    2. Quase acreditei na tua conversa, estava indo muito bem, contudo o obvio ficou escondido pelo seu raciocínio. Empresas NÃO FAZEM LEIS, empresas pagam aos legisladores (aqui vc até acertou) e quem são nossos legisladores???? Quem? Quem? Quem? Aaaarrrááá! Justamente todo tipo de corrupto ladrão e enganador "social" todo tipo asqueroso que diz lutar em favor do povo e contra o capital! É tão surreal uma página defender os direitos individuais e na mesma hora defender o estado, meu Deus!!! Onde que vcs esqueceram o cérebro? Esses papinho pró-povo e "contra- grandes empresas" foi o que nós trouxe até aqui nós últimos 100 anos! Um político que defenda a libertação do mercado é justamente aquele que defende que o governo não deve se meter na economia com legislações que beneficiam um ou outro, é aquele que defende que o indivíduo vem antes e merece respeito, não o coletivo, o INDIVÍDUO, enquanto acreditarem nesse papinho vocês não sairão dessa bolha. Lembrando, quem de praxe defende o LIVRE-mercado e as liberdades individuais são de direita. Sabe quando tivemos grupos políticos de direita no Brasil? Nunca. Se vc citar kk partido que tenha "social" no nome vc definitivamente é um analfabeto político.

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  5. Reclamar aqui não adianta!
    Mandem um email com sua indignação!
    gabinete.denatran@cidades.gov.br

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  6. Motos customizadas são tão lindas! Não vejo o porque dessas leis.

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  7. Isso que me gera indignação quando alguém usa o cliché esquerdista de taxar o regime militar (RE-GI-ME) de "ditadura". Oras, ditadura vivemos HO-JE. Repito HOJE.
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    Na época dos milicos você podia fazer o que quisesse com seu carro ou moto. Você podia fazer o que quisesse com seu terreno. Comprou um terreno e tem uma árvore no meio dele atrapalhando a construção da sua casa? O machado ou a motoserra existe para isso mesmo. A propriedade era SAGRADA. Hoje você tem que pedir permissão pra fazer tudo: modificar sua moto, aumentar sua casa...
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    Na época dos milicos era diferente. Quer andar sem capacete e correr o risco de quebrar a cabeça e morrer? A vida é sua. Se você não se importa com ela não é o presidente militar que vai trata-lo como criança; você é adulto, é responsável e, portanto, tem liberdade para fazer o que acha certo (contanto que não prejudique outros).
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    [...] Hoje o Estado trata todo mundo como criança. Ele toma as decisões por você porque o considera um incapaz, um sujeito infantilizado, imbecil. Ele amarra o cidadão, amordaça o cidadão e ainda faz isso com a desculpa de que está te protegendo.
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    Viva nossa ditadura atual. Essa sim uma verdadeira ditadura. PQP!!!

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Parabéns, primeiro comentário coerente, quem não gosta de milico: foda-se. Essa é uma vdd e não se pode alterar história, distorcendo como fazem, o regime era ruim pra quem pra quem queria foder com o país e a nação inteira buscando a mesa de uma ditadura do proletariado(comunismo) pra maioria do povo de bem tinha segurança e liberdade. ponto.

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    3. Quer ditadura vai para Coréia do norte.

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  8. Não mudou quase nada para motos!
    Pelo que eu entendi só o que mudou, em relação à de 2016, é que agora também não pode alterar o sistema de freios. Todo o resto já não era permitido. Mudou a portaria, não a resolução.

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  9. Concertada mais uma lei compradas pelas montadoras ja que está crecendo esse movimento a cada dia! Sentido raiva cada vez mais desse país, o último que sair por favor de descarga.

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  10. SOU UM INFRATOR ENTAO , MINHA YES TEM UM GUIDAO DE MOTOCROSS ENORME FORA DO PRADAO , VARIAS GARAGENS FAMOSAS VAO PERDER CLIENTES COM ESSA NOVA LEI

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  11. Melhor a se fazer é um abaixo assinado. Contra essa merda que inventaram,

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  12. falou tudo, o Brasil é um País contraditório e fazendo uma analogia bem barata, no verão, carnaval e tal, vemos mulheres de peitos de fora, fio dental, traição em novelas e é super normal enquanto lá fora acham isso ousado, mas se você vir reality shows internacionais a putaria rola solta enquanto aqui no Brasil é recriminado! como pode??
    Nos EUA a customização de moto é comum , e aqui tem essa palhaçada toda "querendo proteger o cidadão" como o meu Xará Rodrigo disse: "Hoje o Estado trata todo mundo como criança...." mas sabemos que isso tem SOMENTE a ver com dinheiro, e não com a preocupação com a população. isso é Brasil!!! será que me fiz entender???

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    1. É bem isso mesmo. Já dizia o outro, "o Brasil não é um país sério".
      Aqueles velhos de saco murcho ficam lá pensando no que mais eles podem fazer pra F&¨%$ com o povo. E parece que colocaram rivotril na água aqui, porque o povo não faz nada.

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  13. cada vez mais crio nojo de morar em um país que nada funciona.
    pqp...gasto uma nota em um projeto, tento manter tudo no maior controle de segurança e qualidade em uma customizaçao que esta quase la, e uns fpt desses q nao tem oq fszer a nao ser atrapalhar a vida dos outros., este país esta uma palhaçada.

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  14. Estamos numa republica de bananas só se criam leis que beneficiam empresarios; o jeito é customizar motos antigas afinal o policial na rua não vai ter foto de tudo quanto for moto para ficar comparando. Hoje nesta merda que chamam de pais vivemos uma ditadura socialista e ninguem percebeu ainda isso.

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  15. Triciclo, Quadriciclo,
    Automóvel, Ônibus,
    Micro-ônibus,
    Camioneta, Caminhão,
    Caminhão-Trator,
    Caminhonete,
    Utilitário e Motor-Casa. NÃO CONSTA MOTOS NO ARTIGO.

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  16. Por isso faço minhas Cafés com moto baixada... so pelo prazer de fazer... se for levar ao pé da letra, a lei ja proibia qualquer modificaçao em motos... mas o que eu acho incrivel é um produto ser proibido, como um escapão, mas sao vendidos nas lojas legalmente.... é como proibir a droga mas ter no mercado pra vender! Mini retrovisores,expressamente proibidos... mas tem uns 20 modelos disponoveis para vender em qualquer oficininha e lojas grandes. RIDICULO ESTE PAÍS!

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  17. Esta semana perdi um amigo de acidente de moto ,a perícia constatou que a moto tinha tantas modificações inclusive nos pneus principalmente o traseiro de 180 para o 200 em um aro projetado para o pneu 180 que no momento da colisão a moto não teve aderência e saiu de traseira onde o laudo constatou que o pneu traseiro quase não tinha contato com o solo ou seja a fábrica projeta testa e paga para testar quadro suspensão freios e pneus projetando a segurança sou a favor da customização desde que quem faça seja habilitado e a moto tenha padrões de segurança e não só porque é bonita

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    1. Meus sentimentos pela sua perda, mas como haviam comentado acima, somos todos adultos e assumimos o risco quando modificamos uma moto ao extremo, quanto às fábricas gastarem para testar... não acho válido pois vemos motos com freio a tambor até hoje, mesmo sabendo que são muito menos eficiente que o disco, fazem isso para economizar dinheiro e colocam nossas vidas em risco pois confiamos nas montadoras, observe quantos recalls de carro e moto ocorrem por aí, se tivessem mesmo preocupados com segurança teriam testado ao extremo antes de colocar na rua, aumentariam as amostragens...

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  18. O brasileiro não vê malícia onde não tem dinheiro envolvido. DUVIDO que as fabricantes tenham dedo nisso. Isso é coisa de burocrata de escritório Dê poder a um burocrata e ele vai criar leis imbecis. Simples assim.
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  20. Tem gente que se mata com moto original. Pneu traseiro 180, não sai em moto com menos de 600cc. Provavelmente o sujeito estava a milhão e fez merda. Pneus 180 é de moto potente.
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    De tanto o Estado tratar o cidadão como criança, o brasileiro se tornou infantilizado. Não assume sua própria responsabilidade.
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    O sujeito se arrebenta correndo muito e a família joga culpa no customizador.
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    Não sou customizador, mas, por definição, ele faz o que o cliente pede, então, porque não assumir a responsabilidade da escolha (inclusive a escolha do próprio customizador que fez o serviço)?
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    Por ter tanta gente que não assume a responsabilidade por aquilo que escolhe é que aparecem burocratas retirando de nós nosso direito à liberdade de escolher!!!
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    Quando vocês vão perceber isso, gente?
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    Outra erro sem tamanho é achar que o Estado deve definir quem é ou não habilitado a fazer isso ou aquilo. Isso chama-se reserva de mercado. É o que acontece no mercado de capacetes, por exemplo. Eu posso comprar um capacete de 50 reais com selo Inmetro e estarei dentro da lei; agora, se eu comprar um capacete do MotoGP de 15 mil reais eu estarei fora da lei porque o capacete MotoGP não é "habilitado" pelo Estado. Quer dizer, o povo pede mais Estado, mais Leis, mais Controle do Governo sobre a vida do cidadão e nem percebe isso. Lamentável.

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  21. Boa noite amigos, li o artigo e no inicio fiquei preocupado pois trabalho com customização de motos, porem ao ter um olhar mais atento percebi que os item da resolução tanto 2016 quanto 2017 descrevem "modificação no para-choque, grade, capô, saias laterais e aerofólios" que são itens que não constam na estrutura de uma moto, portanto as motos não se enquadram neste artigo, por isso o texto foi modificado onde em 2016 estava "todos os veículos", para a lista de todos os veículos quem contem esses itens(para-choque, grade, capô, saias laterais e aerofólios) na sua estrutura, portanto nada muda para as motos... Continua a mesma coisa de sempre.

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    1. Pois é, foi o que eu disse acima, mas o povo reclama sem se informar direito. Normal... por isso agora estamos sem presidente.

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    2. Ninguém entendeu nada. Eu não estamos falando de MOTO, caraio!!!!!
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      Estamos falando de LIBERDADE x Responsabilidade e Controle do Estado/Infantilidade (Irresponsabilidade).
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      É carro? Foda-se. A liberdade do dono do carro está sendo cerceada mais uma vez.
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      Só que o brasileiro médio tem dificuldade de separar o essencial do acessório. O essencial é que está-se criando mais controle. O acessório é que o controle é sobre itens referente a carro.
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      O que o pessoal faz? Atenta para o acessório e esquece o essencial. Eita Brasil. PQP!!!

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  22. O item 24 me parece deixa uma possibilidade, pois permite alteração visual desde que não mude a carroceria e apenas o visual, o que acham?

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  23. O item 24 me parece deixa uma possibilidade, pois permite alteração visual desde que não mude a carroceria e apenas o visual, o que acham?

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  24. Já fiquei com minha Vulcan na garagem por 6 meses por causa de placa lateral, escape esportivo etc... etc... Tive que deixar ela toda original :-(

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  25. Seguindo o conselho do Everton Cardoso, já enviei meu e-mail de crítica ao CONTRAN.
    Bruno Vicentini

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  26. Caros, já estou com problemas de legalizar um moto por conta dessa nova lei, o sistema do Detran já foi alterado, só que nem eles entendem as novas regras, alguém sabe de um despachante que entenda dessa nova lei ? ou que saiba fazer da moda antiga, a moto já esta prontinha com as devidas notas fiscais das peças trocadas, só no no Brasil mesmo !!!

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  27. desculpem li tudo mais n entendi o porque do alarde, n tem nem porque moto estar descrita no item 31 já que ela n faz uso de nenhuma das peças descritas no dito item , sendo que se torna avulsa do item 24 descrito anteriormente do ano de 2016

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  28. Motocicleta  Modificada dá cadeia galera! vamos ser conscientes

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